Reflexões Diárias

Você se compreende a si mesmo?...
21 MARÇO DE 2012


Você se queixa de que seus familiares não o compreendem: nem os seus, nem seus dependentes, nem seus amigos, nem os que o rodeiam. Ninguém o compreende; você é o grande incompreendido.

Quero perguntar-lhe duas coisas, porém:

1º) – Você se compreende a si mesmo? Como pretender que os outros façam em você o que você mesmo não faz?

2º) – Que faz você para que os demais o entendam?

Em sua casa, em seu escritório, em seu trabalho, em sua roda de amigos. Quais elementos apresentam para que eles o possam compreender? Porque não se pode exigir de ninguém o impossível; e torna-se impossível compreendê-lo, se você não demonstra compreensão, se não se mostra compreensível. Domine-se a si mesmo antes de pretender dominar os demais.

Pois é muito melhor que você se compreenda a si mesmo e se mostre compreensível para com os demais, do que queixar-se de que não é compreendido.

São Paulo advertia seu discípulo Timóteo: "Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males… " (2Tim 2,24). Ser amável com todos. Este conselho de Paulo aplica-se a todos nós.

Tanto naquela época como em nossos dias, tanto naquele tempo de Timóteo como em nosso tempo, a amabilidade conquista a benevolência de todos.

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732