Reflexões Diárias

Dá pena ver um homem sem ideal...
16 MARÇO DE 2012


Dá pena ver um homem sem ideal! Fracassará em seu estudo, em seu trabalho, em suas atividades. O ideal é uma ilusão; não ter ideal é não ter ilusão na vida; e não ter ilusão é estar desiludido; e certamente deve ser muito triste viver desiludido.

Mas não é suficiente que cada um de nós tenha um ideal para a sua vida; é preciso que nos agrupemos, que cada conjunto de pessoas tenha um ideal comum a todos. Do contrário, cada um buscará seu ideal pessoal de um modo isolado, sem querer contar com os outros.

Se cada um tem seu ideal independente daquele dos outros, será uma peça, porém uma peça que não saberá encaixar-se com as demais; passará toda a sua vida no estudo e análise das peças soltas; talvez no final de sua vida possa chegar a ver como todas as peças se encaixavam. Só que é melhor ver isso quanto antes, a fim de gozar da satisfação de sentir-se útil ao conjunto; o isolamento das peças inutiliza-as, ao passo que a conexão das mesmas as aperfeiçoa.

"Se um membro sofre, todos os membros se padecem com ele; se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele" (1Cor 12,26). O interesse de todos é o interesse de cada um, e o de cada um é de todos. Todos por um e um por todos. Nada do que é humano nos é alheio. Doloroso ou prazeroso, tudo o que um homem sofre ou goza em qualquer parte do mundo, constitui algo que nos deve tocar no mais íntimo.

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732