Reflexões Diárias

A caridade corrigi a quem ama...
11 MARÇO DE 2012

Se você não se parece com quem ama, é porque não ama seu semelhante; porque o amor ou encontra semelhantes naqueles que ama ou os faz semelhantes.

E, se você o ama, se é semelhante a ele, defendê-lo-á em sua ausência e o admoestara em sua presença; e, se o defende, você o fará com sinceridade; e, se o admoesta, o fará com profunda caridade.

Se você o defende com sinceridade e o admoesta com caridade, ganhá-lo-á para você e para Deus, lhe terá feito um bem, terá contribuído para seu melhoramento; e, ao melhorá-lo, você terá melhorado a si mesmo.

Desta forma você se terá dado aos demais, porque o verdadeiro amor leva a dar-se, porém a dar-se de verdade, sem reticências, nem limitações, sem falsificações nem hipocrisias.

A atitude de caridade o levará ocasionalmente a corrigir a quem ama; porém, então deverá corrigi-lo, porque o ama e não pensar que o ama porque o corrige. "Não te recordes de nenhuma injustiça causada pelo próximo, nada faças por um procedimento injusto" (Eclo 10,6).

Se você se examinar com sinceridade e profundidade verá que, quando corrige ou chama a atenção, existe em você um tanto por cento de boa intenção, mas outro bom tanto por cento de nervosismos, de mau gênio, de impaciência.

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732