Reflexões Diárias

Expectativa demais!
07 MAIO DE 2012

Quando esperamos muito por uma festa e ela não é bem assim como imaginado.
Quando o conteúdo da caixa do presente não é o que se quis.
Quando o sabor do alimento não corresponde à sua aparência.
Quando o resultado final não sai como esperado.
Quando a roupa veste diferente do que se idealizou.
Quando alguém que julgávamos perfeito decepciona.
Quando o riso dura bem menos que o choro
Quando os anos voam mais do que as horas...

Tudo isso são expectativas demais que damos às coisas! Por isso geralmente estamos frustrados ou insatisfeitos com algo. E nada parece certo ou bom. Se frearmos ânsias e formos menos exigentes e mais tolerantes, certamente a vida será mais alegre e prazerosa para ser curtida.

Quando tomamos a corajosa atitude de mudarmos conceitos e pensamentos, o mundo então se mostra Universo que é e não a bolinha de gude como o enxergamos.

E o menos que foi a festa esperada, será singular. Pode não ter tido o melhor cardápio, nem a ornamentação mais bonita, mas alguma coisa ou alguém foi tão extraordinário que abrilhantou a noite!

O simples presente, descobriremos ser de fato uma preciosidade que não enche os olhos, mas preenche todo o coração.

O novo sabor do alimento poderá ser divinamente exótico. Ensinando-nos a abrir portas para outros paladares e horizontes!

A decepção com o resultado serve para fortalecer. Para mostrar que há outras chances e que aquela foi apenas 1% delas. Teremos ainda 99% pela frente! Vamos de novo?

A roupa ficou diferente do sonhado? Há uma regra. Espere por menos e quando se olhar no espelho, surpreenda-se! E, se ainda assim, não agradar, outras festas e ocasiões virão e poderá ir melhorando a cada novo evento. É treino. É persistência. Tudo é aprendizado.

Quem é perfeito neste mundo? Não conheço um! Então, espere melhor de si e não de outra pessoa. Seja o melhor para os outros, sabendo que ainda assim descobrirão defeitos em você. Por isso ame o outro com seus defeitos, mas que esses defeitos não sejam tão grandes a ponto de ofuscarem os adjetivos. Quem tem mais defeitos que qualidades, não merece ser amado, pois amor é o mais nobre dos sentimentos.

Se acha que tem mais lágrimas do que risos, valorize as horas felizes da sua vida! Procure não dar exagerada importância para as dores que o mundo oferece. Sabedoria é degustar o pouco que seja da alegria para que seu sabor permaneça, ainda que suave, em dias amargos. Quando a dor surgir, tente com toda sua força extraí-la do corpo e do espírito. Não alimente seu sofrimento remoendo fases ruins, pois é veneno para alma! Ouça música. Converse com amigo de confiança. Faça preces, o que seja, mas não fortaleça sua dor!

E se os anos são velozes crueis deixando sua aparência envelhecida, ou se passam tão apressados que você nem consegue fazer as coisas que lhe dá prazer, talvez esteja ocupando-se de tralhas do passado ou supérfluos do presente. Um amor que se foi? Não tem volta? Deixe-o ir para o esquecimento. Verá quantos anos menos sua face terá! E livre do peso que a tristeza nos põe nos ombros, você encontrará tempo para o que vale à pena e terá novo ânimo em aproveitar os momentos únicos que os dias nos reservam. Aproveite-os!

Djanira Luz
djaniraluz.blogspot.com.br

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732