Reflexões Diárias

Você deve esforçar-se...
23 JANEIRO DE 2012

Você deve esforçar-se por ser valente e por ser virtuoso; mas de pouco lhe servirá ser uma e outra coisa, se não for prudente.

Acontece que a prudência rege os atos de todo homem, de toda a vida; e todas as demais virtudes do homem deixam de ser, se deixam de ser regidas pela prudência.

A valentia sem prudência converter-se-á em arrogância; a virtude sem prudência será ostentação, quando não presunção.

A prudência não reconhece excessos, jamais sai dos justos limites; sabe agir com o justo equilíbrio em todas as coisas e em todos os momentos.

Cuidado, porém! Não confunda prudência com timidez, com medo, com não querer arriscar-se, porque então você cairá na covardia e em parte alguma lerá que a covardia seja uma virtude! Como a prudência nos afasta da arrogância, afasta-nos também da covardia. . .

O apóstolo deve ser prudente, mas nunca tímido; com a prudência de espírito e não com a da carne. "Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto que a aspiração do espírito é a vida e a paz… De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis" (Rom 8,6-J3).

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732