Reflexões Diárias

Se todos os homens devem estar unidos...
09 FEVEREIRO DE 2012

Se todos os homens devem estar unidos, muito mais os cristãos, embora união não queira dizer “uniformidade”.

Devemos aprender a viver pacificamente com os que crêem ser tão fiéis como nós à mensagem essencial de Cristo e de sua Igreja.

Devemos saber viver fraternalmente com os que defendem outros pontos de vista ou outras opções, diferentes das nossas na ordem temporal e mesmo na interpretação da mensagem do Senhor.

A união dos cristãos tem que ser união de corações e de espíritos. Já que não podemos unir -nos com a inteligência, porque cada um pensa a seu modo, pelo menos que nos una o coração, o amor a Deus e o amor aos irmãos.

Por outro lado, não esqueçamos que, sem esse amor, é impossível chegar à posse da verdade. Sem o amor a gente poderá estar atuando segundo a verdade filósófica – porque esta é meramente conceitual -, mas não de acordo com a verdade cristã que é essencialmente vida, e a vida é amor.

Santo Agostinho propôs a norma de vida com aquela sua afirmação: “No necessário, unidade; no contingente, liberdade; no todo, caridade”.

“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais de pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento” (1Cor 1,10).

Compartilhe esse momento com seus amigos
Divulgue a reflexão diária no facebook, basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
xm732