Reflexões Diárias

O fracasso do apóstolo

Não são a mesma coisa o fracasso do apostolado e o fracasso do apóstolo; confundir as duas coisas pode levar a um conformismo estéril ou a um desânimo derrotista.

O fracasso da ação apostólica pode ser inculpável e imprevisível; em última análise, a decisão quem a toma é cada pessoa no uso de sua liberdade, sem pressões de nenhuma espécie.

Poderão ser estabelecidas todas as condições prévias, dados todos os passos exigidos e, no entanto, não se conseguir o que se pretende, por esbarrar-se na dureza de um coração fechado.

Mas o mais triste será o fracasso do apóstolo. Que o apóstolo não se tenha sentido apóstolo, que não tenha atuado como tal, que não se tenha preocupado em ser, ele mesmo, aquilo que exigia dos demais, ou se o propunha como ideal: nisto é que reside o fracasso do apóstolo, que leva logicamente não tanto ao fracasso, quanto à negação da ação apostólica.

“Pois estou persuadido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os prinipados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunhou em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 8,38-39). É o amor ao Senhor Jesus que nos deve mover em toda nossa ação apostólica; se amamos o Senhor, devemos fazer que todos o amem.

 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Compartilhe essa reflexão diária no facebook, para isto basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa reflexão para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Leia também:
Litúrgia diária com comentário do Evangelho e Leitura Orante.
Homília Dominical - Homilia preparada pelo Pe Wagner A. Portugal
Missa com crianças - Prepare a missa com crianças da sua catequese ou utilize as historinhas nos encontros de catequese, ótimo conteúdo.
Oração diária com a Bíblia - Receba uma indulgência todos os dias
Voltar ao índice das reflexões
 
 
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice das reflexões diárias
 
 
 
 
xm732