A violência

Reflexões Diárias

Todo pecado violenta os direitos de Deus e dos homens; se devemos arrancar do mundo toda violência, temos que começar por fazer desaparecer o pecado.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Creio que não estou me equivocando, se pensar que você é inimigo da violência e, nisto, penso como você.

Mas é possível que você não tenha centrado sua reflexão na raiz de toda violência, que é o pecado; e, como consequência, se você é inimigo do efeito, que é a violência, deve sê-lo da causa, que é o pecado.

Todo pecado violenta os direitos de Deus e dos homens; se devemos arrancar do mundo toda violência, temos que começar por fazer desaparecer o pecado; pois, enquanto permanecer a causa, produzirá seus efeitos; enquanto durar o pecado, não poderemos esperar que a violência desapareça.

A violência é algo que cada um tem de fazer pessoalmente contra si mesmo: contra suas próprias inclinações, quando não forem retas; contra o próprio egoísmo, que enerva e desorienta; contra as paixões que nos separam de nosso fim contra tudo isto, quanto mais violência exercermos contra nossos erros, melhor.

“O Reino dos Céus é arrebatado às força e são os violentos que o conquistam” (Mt 11,12). Trata-se, pois, da violência que devemos fazer contra nós mesmos, para ser justos na presença de Deus; não a violência que podemos praticar contra os demais. A violência que corresponde à advertência do Senhor, que nos manda tomar nossa cruz e segui-lo (cf Mt 16,14).