Não tenha medo de Deus...
30 ABRIL DE 2012
É mau ser tolo, mas é tolice ser mau. Só o homem bom, aquele que cultive em seu espírito sentimentos de bondade para si e para os demais, é o homem verdadeiramente bom.
Os tolos não podem ser bons; embora não se deva confundir ser tolo, vaidoso e idiota, com ser pouco culto e não ser erudito. Por outro lado, os bons nunca são tolos, vaidosos e idiotas, pois souberam captar a verdadeira sabedoria, que não é a do mundo, mas a da bondade.
Por conseguinte, se você é bom, por que teme a Deus? Sendo Deus como é, infinitamente bom, ninguém pode ter medo ou temos dEle; se você o teme, é porque você não é bom e, por ser mau, pensa que Deus é como você.
Não tenha medo de Deus. Se o temer, que seja apenas um temor que brote do amor que lhe devota: um temor de poder desgotá-lo, porque Ele é seu Pai, e nunca será demais recear desgostar ao Pai, a quem amamos profundamente.
"O Senhor abomina o caminho do mau, mas ama o que se prende à justiça" (Prov 15,9). "O projeto da insensatez é o pecado, e o insolente é abominável aos homens" (Prov 24,9). De Jé se pode escrever: "Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó, íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal" (Jó 1,1). E do patriarca São José se faz a mais solene canonização, ao proclamá-lo "varão justo" (Mt 1,19).
|