Meditações
 
A efusão do Espírito Santo, atualização da iniciação cristã
 
Leia os outros artigos
 

A efusão do Espírito Santo (ou batismo do Espírito) é uma renovação e uma atualização de toda a iniciação cristã, e não só do batismo. O interessado prepara-se para isso, não somente através de uma boa confissão, mas participando em encontros de catequese, nos quais é conduzido a um contacto vivo e alegre com as principais verdades e realidades da fé: o amor de Deus, o pecado, a salvação, a transformação em Cristo, a vida nova no Espírito Santo, os carismas, os frutos do Espírito Santo. E tudo num clima caracterizado por uma profunda comunhão fraterna.

Por vezes, e diferentemente, tudo acontece espontaneamente, fora de qualquer esquema, e é-se como que surpreendido pelo Espírito. (...)

É através do que precisamente se chama batismo do Espírito que se faz a experiência do Espírito: da Sua unção na oração, do Seu poder no ministério apostólico, da Sua consolação na prova, da Sua luz nas opções. Mais do que na manifestação dos carismas, é assim que se faz a percepção do Espírito: como Espírito que transforma interiormente, que dá o gosto do louvor a Deus, que faz descobrir uma alegria nova, que abre a mente à compreensão das Escrituras, e que, sobretudo, nos ensina a proclamar Jesus como Senhor. E ainda nos dá a coragem para assumir novas e difíceis tarefas, ao serviço de Deus e do próximo.

Pe. Cantalamessa
in: "Documento de Malines I" (Posfácio à trad.portuguesa), ed. Pneuma



 
 
xm732