Meditações
 
Listas de carismas
 
Leia os outros artigos
 

"Mas é o mesmo Espírito que distribui todos os dons, repartindo a cada um como Lhe apraz". Note-se: é o Espírito Santo quem distribui.

São Paulo não tem apenas a lista de carismas de 1Cor 12, 8-10; para além desta apresenta mais três, que contêm outros tantos carismas não citados aqui. Na verdade, São Paulo menciona vinte e quatro carismas diferentes, mas ao fazê-lo, não estava preocupado em citar todos ou fazer uma lista exaustiva. Quando estudamos essas quatro listas, na verdade percebemos que todo aquele que quer trabalhar para o Reino de Deus pode receber qualquer carisma, exatamente para poder agir, não na fraqueza humana, mas no poder do Espírito Santo.

São Paulo fala, inclusivamente, do carisma de distribuir esmolas. Perguntamos: para que é necessário um carisma de distribuir esmolas? Para fazê-lo de uma maneira bela, correta, sem injustiças, sem preferências por ninguém e ajudando realmente os que têm mais necessidade. É esta a compreensão que São Paulo nos quer dar.

Hoje podemos, pois, falar de carisma de ministro da Eucaristia, carisma de catequista, de evangelizador, de psicólogo, de médico ou de psiquiatra. Quando mencionamos estes carismas de psicólogo, médico ou psiquiatra, não nos referimos ao dom natural; mas se o mesmo médico, psicólogo ou psiquiatra desejar, para além de tratar da saúde das pessoas, construir o Reino de Deus dentro delas, ele tem essa intenção porque vive no Espírito. E então pode receber um carisma específico para que, quando for trabalhar, para além das suas técnicas e métodos, tenha uma assistência especial do Espírito Santo, que acrescentará muito ao que ele já possui.

Por fim é preciso, também, que tomemos consciência de que existem muitos outros carismas importantes para a Igreja de hoje e que não se encontram citados nas Cartas de São Paulo.

Padre Alírio Pedrini
Assembleia do Renovamento Carismático Católico, Fátima, Nov. 1997



 
 
xm732