Meditações
 
O Novo Pentecostes para uma nova evangelização
 
Leia os outros artigos
 

Em 1975, o Cardeal Suenens celebrou a Eucaristia no Altar de S. Pedro, apenas reservado ao Santo Padre. Foi a missa de encerramento do 1º Congresso Carismático mundial, que teve lugar nas catacumbas de St. Callisto. Dez mil carismáticos vindos de todas as nações da terra reuniram-se à volta do Túmulo de S. Pedro.

O Renovamento Carismático vogara durante muitos anos nas catacumbas e era chegado o momento de emergir do seu esconderijo e subir a montanha do Vaticano. Como sucessor de S. Pedro, Paulo VI recebeu-nos a todos. O seu ministério na Igreja foi confirmar os dons carismáticos, ratificar o espírito dos profetas e validar com a sua opinião este fenômeno que se propagara pela Igreja. Um harmonioso cântico em línguas seguiu-se à comunhão e em seguida um espírito de adoração silenciosa tomou suavemente lugar, durante um período interminável.

De repente, um jovem levantou-se e dirigiu-se ao púlpito, donde é proclamada a Palavra de Deus. Chamava-se Bruce Yocum e enunciou com fervor uma profecia que se tornara realidade, a chegada de uma nova era de evangelização nunca antes vista na Igreja.

Nesse mesmo dia, o Papa Paulo VI confirmou o Renovamento Carismático, descrevendo-o como uma nova oportunidade para a Igreja e para o mundo. Dez anos mais tarde, João Paulo II reconfirmou esta visão, anunciando e promovendo uma Primavera Missionária e a Nova Evangelização para o mundo novo.

Hoje, tal como no congresso profético de 1975, temos de emergir das catacumbas mais uma vez e anunciar a "Zion" que Deus reina. Nestes tempos em que o pessimismo nos cerca, os conflitos internacionais crescem e o caos parece reinar, o mundo clama por nós. O mundo precisa da nossa alegria, da nossa esperança em pleno julgamento.

Sofremos o mesmo destino, mas em todas estas coisas, nós ultrapassamos e conquistamos esmagadoramente. Chegou a hora (Kairos) de responder com a esperança inabalável, pois o Amor de Deus inundou os nossos corações através do Espírito Santo que nos foi concedido.

José Prado Flores
in: "Charismatic Renewal: a Grace, a Challenge and a Mission", ed. ICCRS



 
 
xm732