Meditações
 
Evangelizar é fazer Jesus acontecer
 
Leia os outros artigos
 

O Evangelho é uma pessoa: Jesus morto e ressuscitado. A Boa Nova é uma pessoa: Jesus morto pela nossa redenção e ressuscitado para a nossa vida nova. Evangelho não são verdades, mas a Verdade-Pessoa: Jesus. Evangelho não é livro, não são palavras, não são mensagens. Evangelho é Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor, morto e ressuscitado. Eis a Boa Nova! Eis o Evangelho! Eis a notícia maravilhosa, a supernotícia.

Evangelizar é fazer Jesus acontecer na vida de alguém, como aconteceu na vida de Zaqueu. E fazer Jesus Vivo entrar na vida de uma pessoa a ponto de a transformar. A expressão "fazer Jesus acontecer" pode parecer um tanto incomum, dura aos ouvidos, fora da linguagem evangelizadora. No entanto, revela a profundidade do acontecimento interior, no coração humano, quando Jesus acontece.

Jesus é o maior acontecimento da história da humanidade! A história é dividida em duas etapas: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). Jesus é o maior acontecimento da humanidade exatamente porque, com a Sua vinda como Salvador, como Redentor, fez acontecer à reconciliação da humanidade com Deus e gerou a possibilidade de salvação para todos os homens.


Pela mesma razão, Jesus pode ser o maior acontecimento da vida de uma pessoa. Quando Jesus é aceite como Deus, Salvador e Senhor, e entra no coração de uma pessoa, um grande acontecimento envolve a sua vida e pode deixar marcas maravilhosas para sempre.

"Fazer Jesus acontecer" é apresentar a pessoa de Jesus ressuscitado de uma forma tão viva, tão fascinante, tão envolvente, tão forte e convincente que o ouvinte fique impressionado, desejoso de conhece-lo, de acolhe-l0 e de se render a Ele. E isso é evangelizar.

"Fazer Jesus acontecer" é provocar um encontro tal entre Jesus Ressuscitado e uma pessoa que esta fique marcada pela personalidade, pelas qualidades, pelas maravilhas da pessoa de Jesus. Eis a evangelização.

"Fazer Jesus acontecer" é anunciar Jesus de tal forma que os corações se abram a Ele e esse encontro se torne um acontecimento marcante na história das pessoas. Isto é evangelizar.

Quando Jesus acontece, a pessoa entra em processo de evangelização. Quando Jesus acontece profundamente no coração, a pessoa é evangelizada. Aliás, a pessoa evangelizada não será nunca mais a mesma!

Pe. Alírio José Pedrini, SCJ
in: "Evangelizar é fazer Jesus acontecer", ed. Pneuma



 
 
xm732