Meditações
 
texto
 
Leia os outros artigos
 

O Espírito Santo quer renovar o nosso conceito dos sacramentos. Renovar-nos interiormente com simplicidade, fazendo-nos descobrir que cada sacramento é uma celebração de Jesus vivo e ressuscitado. São sacramentos de Jesus, sinais reveladores da presença generosa de Jesus, que realiza a graça daquele sacramento pelo poder do Espírito.

O Espírito quer tirar a nossa percepção do sacramento como um ritual, uma cerimônia, uma liturgia. Quer revelar-nos o essencial, o conteúdo verdadeiro, aquilo que está no coração de cada sacramento, que é exatamente a presença do Senhor vivo, ressuscitado, que faz acontecer à graça daquele sacramento quando está a ser celebrado.

De uma maneira especialíssima no que se refere à Eucaristia. É impressionante como as pessoas que se abrem ao Espírito têm, rapidamente, uma renovação da fé em Jesus na Eucaristia, um amor para com a Santa Missa, um amor para com o Sacrário.

Não há nenhuma dificuldade, no meio do Renovamento Carismático, de conseguir fazer adoração uma noite inteira, de ter sempre gente. No Brasil fazem o chamado “cerco de Jericó” que são sete dias e sete noites de oração sem parar - 24 horas por dia, sete dias - e são pequenas multidões que estão ali nas madrugadas.

Isto porque o Renovamento chama? Não! É porque, lá no fundo, o Espírito revelou essa maravilha da presença do Senhor na Eucaristia.


Pe. Alírio Pedrini
(Retiro em Fátima, Novembro 1997)



 
 
xm732