Enriqueça a sua fé
 
6 ideias para viver o Natal em família
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

O Natal é um momento propício para que as famílias se reúnam, e é melhor ainda quando coincide com as férias, para dedicar este tempo livre à família. Em meio à correria da vida cotidiana, podemos nos esquecer do que é realmente importante, como estar com aqueles a quem amamos.

O Natal é repleto de símbolos e tudo tem um sentido: árvore, presépio, luzes, coroa, canções, presentes. E precisamos ensinar isso aos nossos filhos, para que compreendam que, por trás de cada costume, há um sentido cristão. As seguintes atividades convocam a família de maneira especial:

1. O Advento

Este período que antecede o Natal é o momento dedicado a preparar-nos espiritualmente para a chegada do Nosso Senhor. É importante ensinar aos filhos o significado desse tempo. O calendário e a coroa do Advento são alguns símbolos.

2. A novena

Ela começa no dia 16 de dezembro e é uma oportunidade fantástica para ensinar aos filhos o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Menino Deus. Cada família pode viver a novena de uma maneira diferente, com orações, cantos, alimentos típicos etc.

3. O presépio

Montar o presépio sempre será uma atividade divertida e, portanto, a preferida das crianças. É um dos costumes mais importantes desta época. Vale a pena explicar muito bem o significado de cada figura do presépio às crianças.

4. A árvore

A árvore repleta de luzes é símbolo da luz que Cristo traz aos nossos corações. Também há outros enfeites da árvore cujo significado vale a pena explorar e compartilhar com os filhos.

5. A ceia

Uma ótima oportunidade para que sogros, noras, genros, irmãos e toda a família se reúna para preparar a ceia, trabalhar em equipe e celebrar o nascimento de Jesus.

6. Os presentes

Os presentes materiais são uma demonstração do nosso carinho pelos outros, mas vale a pena investir também em outro tipo de presente: uma carta de perdão, um abraço de reconciliação, um sorriso àquele familiar que está triste, um convite a alguém que não tem com quem compartilhar o Natal… Estes presentes dão mais satisfação e são uma bela demonstração do verdadeiro espírito natalino.

aleteia.org

 
 

xm732