Enriqueça a sua fé
 
Sagrado Coração de Jesus
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

Estimados irmãos,

No mês de junho, a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O Coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34); diz a Liturgia que, "aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia".

Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a Liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

Jesus revelou o desejo da festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o "Coração que tanto amou os homens e as mulheres é, por parte de muitos, desprezado". Santa Margarida teve como diretor espiritual o padre jesuíta São Cláudio de La Colombière, canonizado por João Paulo II, que se incumbiu de propagar a Grande Festa.

O sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós; é a expressão daquilo que São Paulo disse: "Eu vivi na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2,20)". É o convite a que cada um de nós retribua a Jesus esse amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando junto em nossas paróquias na evangelização.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas na vida eclesial, tal como refere recentemente o "Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia", da Congregação para o Culto Divino. O Papa Francisco tem salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura dessa maravilhosa devoção.

O Apostolado da Oração – Arquidiocese de Florianópolis – busca ajudar a fortalecer e estimular a espiritualidade do Sagrado Coração nas comunidades. Além disso, todos os associados são convocados a participarem dos encontros paroquiais, comarcais e da grande concentração, que acontecerá no dia 28 de setembro, no CEAR. A partir da nossa espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, surge um sagrado impulso que Dele provém para mais amar Jesus e dar o Seu testemunho juntos aos irmãos.

Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!

Pe. Clóvis Cavalheiro, SJ

 
 

xm732