Enriqueça a sua fé
 
Seja generoso apesar de tudo
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 29,11-18.

11. Apesar de tudo, sê magnânimo com o humilhado e não o faças esperar pela esmola.
12. Por causa do mandamento, acode ao pobre e, por causa da sua indigência, não o deixes ir de mãos vazias.
13. Sacrifica o dinheiro por um irmão e amigo, e não o escondas debaixo de uma pedra para ficar inútil.
14. Emprega o teu tesouro segundo os preceitos do Altíssimo, e isto te aproveitará mais do que o ouro.
15. Encerra a tua esmola no coração do pobre, e ela rogará por ti, para te livrar de todo mal. [16-17]
18. Mais que um escudo forte e uma pesada lança, a esmola combaterá por ti diante do inimigo.



Essa Palavra nos traz muita bênção, proteção e libertação. É Deus nos dizendo: "Apesar de tudo, sê magnânimo". Ser magnânimo é ter um grande ânimo. E como ânimo e alma são a mesma coisa, então, seja grande de alma e de coração.

A Palavra quer é que sejamos generosos, amorosos, bondosos apesar de tudo. Que tenhamos um coração grandioso com aqueles que estão passando por uma necessidade, uma doença ou uma humilhação.

Apesar de terem mentido para você, de o terem decepcionado, tirado vantagem de você e de estarem ao seu lado só quando lhes interessa, tenha um coração grande, seja generoso com essas pessoas. É hora de você ter uma alma grande, sobretudo com o humilhado.

De que adianta ter muitas coisas ou ter "status" se não for para fazer o bem aos que têm menos do que você? As pessoas sempre encontram justificativas para serem mesquinhas. Quem não quer ajudar e partilhar, sempre vai fechar o coração e encontrar um motivo para não fazer, e não existe argumento que os façam mudar de ideia.

Nós precisamos ajudar o outro, independente de qualquer coisa. Veja o que diz a Palavra: "Apesar de tudo, sê magnânimo com o humilhado e não o faças esperar pela esmola. Por causa do mandamento, acode ao pobre e, por causa da sua indigência, não o deixes ir de mãos vazias. Sacrifica o dinheiro por um irmão e amigo, e não o escondas debaixo de uma pedra para ficar inútil."

Se você não ajuda por vontade de coração, ajude por causa de Deus. E se a pessoa que precisa de ajuda for um amigo ou um irmão, ajude sem esperar retorno, porque se você esperar, poderá perder esse amigo ou esse irmão.

As pessoas têm mania de deixar uma amizade ou parar de falar com um familiar por causa do dinheiro, mas isso é inverter o que Deus diz. Se você vai emprestar dinheiro, empreste de coração, não para o ter de volta, mas para ajudar quem precisa, porque você pode morrer a qualquer momento e tudo que você guardar vai ficar aqui.

Então, ajude não só com dinheiro, mas com seu tempo, sua disposição e sua saúde. Seja generoso apesar de tudo e socorra o outro na sua necessidade. Muitos acham que a maioria das pessoas precisa de dinheiro, mas não é verdade. A maior necessidade que uma pessoa tem, antes até do dinheiro, é de se sentir importante, reconhecida e valorizada. Como é bom você ser reconhecido pelo que é e pelo que faz! Ser reconhecido pela sua dedicação, pelo seu trabalho, pela sua importância.

A necessidade de se sentir importante supera até as necessidades físicas. Há pessoas que deixam de comer por causa de outra pessoa, que abrem mão de conforto e segurança ao perceber que são importantes para alguém.

Sentir-se especial e valorizado faz uma pessoa estimar a aparência, buscar cargos de destaque ou até praticar o mal só para aparecer. Muitos jovens entram para gangues de rua, porque acreditam que lá serão mais importantes do que dentro de casa. Estudos mostram que o principal motivo que leva uma mulher a abandonar sua relação de anos é o fato de ela não se sentir valorizada pelo esposo.

Por isso, seja grandioso e generoso, apesar de tudo. Trate o outro com valor e estima, mostre à pessoa que você ama o quanto ela é importante para você.

Uma forma de você mostrar que a pessoa é importante, além de reconhecer essa importância, é ajudando-a nas coisas materiais e fazendo o bem a ela. Quanto mais importante você fizer com que ela se sinta, mais ela se aproximará, confiará e amará você.

Você quer que alguém ame você? Faça essa pessoa se sentir a mais importante da face da terra, como se ela fosse a única no mundo para você. Assim, você verá como ela vai amá-lo e querer o seu bem. Por isso, evangelizar é fazer o bem e servir. Quando você quer evangelizar uma pessoa, você precisa conquistar o seu coração, servi-la e fazê-la se sentir valorizada.

É isso que Deus faz conosco. Ele conquista o nosso coração e faz com que nos sintamos insubstituíveis. Ele ama cada um de um jeito, nem mais nem menos, apenas de modo diferente, único, que faz com que nos sintamos especiais.

Que tal conquistar o coração das pessoas? Seja magnânimo com o pobre, não o faça esperar pela ajuda, ajude-o no que ele precisar, porque essa é a vontade de Deus. Pelo irmão e pelo amigo, sacrifique o seu dinheiro. A sua recompensa o Senhor lhe mostra: "Emprega o teu tesouro segundo os preceitos do Altíssimo, e isto te aproveitará mais do que o ouro. Encerra a tua esmola no coração do pobre, e ela rogará por ti, para te livrar de todo mal. Mais que um escudo forte e uma pesada lança, a esmola combaterá por ti diante do inimigo".

Guarda seu tesouro no coração do pobre. Depois da morte, a única coisa que vai acompanhar você é a ajuda que você ofereceu. Aquilo que você faz de bem ao próximo traz algo muito melhor para sua vida e derrota todas as forças do mal que podem o atingir. Creia nisso!

Bendito seja Deus por essa Palavra que nos abençoa.


Márcio Mendes
www.cancaonova.com

 
 

xm732