O que me impede de buscar as coisas do alto?

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

Que Deus, hoje, possa encontrá-lo com o coração destrancado. Peça que Ele tire de você tudo que lhe traz tristeza, rancor, mágoa.

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Celebrar o ano que passa é relembrar os momentos que passaram e que vão deixar saudade, independentemente se foram bons ou ruins. Nós sempre temos uma boa palavra para dizer nesta época: 'Que o seu ano seja maravilhoso!' É isso mesmo, temos que esperar o melhor!

Deus nos fala por meio das coisas mais simples e pequenas do mundo, e quando nosso coração está aberto, deixamos que a Palavra do Senhor faça morada em nós.

Por que Maria é bendita? Porque ela traz Jesus no coração! Jesus não falava em salas de aula, Ele falava nas ruas de Cafarnaum, e as pessoas ficavam admiradas com as palavras d'Ele e queriam segui-Lo. Queremos começar o ano com vida nova, queremos entrar com pensamentos novos!

Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Col 3, 1-17).


Tão rica esta passagem bíblica, por nos propor que busquemos as coisas do alto e que tiremos de nossa vida tudo o que é mau. Em muitas situações, quando percebemos que nós não fizemos o que deveríamos ter feito, é preciso abrir mão das coisas que, muitas vezes, nos distanciam de Deus. É uma oportunidade que temos de deixar toda a fraqueza que há em nós.

Busque as coisas do alto! As coisas do alto nos rejuvenescem! Mas não falo dos exageros, precisamos ter a graça de cultivar os dons do alto. Temos sido bons em nossos pensamentos? Nas nossas atitudes? Mas como aprendemos a ser bons? Rezemos! Nem sempre sabemos reconhecer tudo o que Deus faz por nós, pois, muitas vezes, não deixamos a vida que estamos vivendo. Que dom maravilhoso é o da paciência! Como adquirir esse dom? Muitas vezes, a humildade nos deixa porque deixamos que a vaidade entre em nosso coração. Deus nos convida a segui-Lo, por isso é preciso ir com o coração aberto. Todos os dias, ao acordar, pense, exercite o que você quer de sua vida.

Não escolha o momento para amar, ame em todos os momentos! Mesmo nos momentos difíceis, ame! É um exercício grande que nós fazemos, é um dom de Deus ser bom, pois você O está recebendo. É preciso treinar muito, quem está no caminho de Deus não pode parar nunca!

Quantas pessoas estão guerreando por causa dos bens materiais, pela ganância. Nós precisamos somente do necessário para viver. Como alcançar as coisas do alto? O Reino de Deus começa quando entramos em Sua escola. É preciso conquistá-las [coisas do alto], e deixar as coisas que não valem a pena! O Reino de Deus começa quando levantamos da cama pensando em ser melhores. Comece a fazer isso pelas coisas simples do dia a dia.

Sempre que estiver em momentos difíceis, pense em buscar as coisas do alto. Mas não queira que esta palavra fique apenas na teoria, por isso, não perca tempo amarrado a coisas que não são necessárias! Temos de abrir mão de todas as coisas que têm nos prejudicado. Precisamos ter coragem para sair das palavras e mergulhar nas atitudes!

No ano novo peça a Deus a graça de ser um discípulo de Jesus. Vá até Ele, mas por aquilo que, muitas vezes, o incomoda muito. Saia desta redoma segura e vá lançar as suas redes em outro mar. É preciso mais! Se estivermos irritados, faremos muito mais, pois vai haver uma vida dentro de nós e não haverá mais tempo para a tristeza. Estamos perdendo tempo com as coisas da Terra e nos esquecendo das coisas do alto!

O Espírito Santo de Deus está concedendo muitos dons sobre nós. É na sua vida que Ele quer realizar maravilhas! Ele quer fazer em nós o que fez em Maria. É fácil viver uma vida medíocre, não se impressione muito com as coisas da Terra.

O amor de Deus não tem preferência, é um amor que dá chances!

Nós também sangramos, quando nos sentimos tristes por aquilo que não fizemos. Não vamos perder tempo com o desnecessário, não esperemos até o dia primeiro de janeiro para fazer o bem. O amor está pedindo urgência em sua vida! É tão bom "nos emprestarmos" para que Deus venha fazer a Sua morada em nós!

Quando você estiver em momentos difíceis, não se desespere. Busque as coisas nobres, busque as coisas do céu; mas não fique pensando de forma ilusória. Deus escolheu você! Não duvide do que Ele pode fazer por você! Pense no seu coração, pense nas coisas que não estão certas em sua vida. Mesmo se o seu coração já estiver em paz, peça, reze, para que ele continue assim! Busque as coisas do alto! Quebre em você a corrente do pessimismo!

Que Deus, hoje, possa encontrá-lo com o coração destrancado. Peça que Ele tire de você tudo que lhe traz tristeza, rancor, mágoa. O amor do céu pede compromisso, tempo e bondade. Não desista, não desanime, Deus está com você! Que neste ano novo seja uma boa oportunidade de você carregar Jesus em seu coração!

Padre Sílvio César