É preciso renovar a nossa fé

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

Deixemos que o Senhor reconstrua nossa vida para que nosso coração seja o altar que Ele ocupe

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


É com o coração que adora o Senhor que devemos nos aproximar da Palavra e do Altar Eucarístico. Como é bom celebrar as vitórias de Deus! Devemos celebrar também as ações do Senhor no meio de nós. Mesmo que não estejamos com o coração alegre, somos convidados a apresentar ao Senhor as nossas dores, as nossas lamentações, colocar aquilo que temos de bom em sacrifício, em oferenda a Ele.

Devemos celebrar com ardor, com abertura de coração, o Santo Sacrifício.

Na leitura de 1Mc 4,36 , vemos uma grande festa que aconteceu com Judas e seus irmãos, porque eles conseguiram entrar em Jerusalém e reconquistar o Templo que estava destruído. Assim, disse Judas: "Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo" . Eles ofereceram um novo sacrifício no altar, o qual foi, novamente, consagrado a Deus. O primeiro pensamento de Judas era reconsagrar o Templo que havia sido profanado.

Lucas, de forma muito breve, relata um texto semelhante ao de Judas: "Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: 'Está escrito: Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões" (Lc 19,45-46).

É preciso deixar que o próprio Senhor reconstrua aquilo que foi profanado, invadido dentro de nós.

Se nós abrirmos nossos ouvidos e nosso coração, o próprio Senhor nos dará a vitória sobre nós mesmos. Precisaremos reconstruir o Templo que somos nós. Como Judas e seus irmãos fizeram, precisamos restaurar nosso interior. Nós precisamos de restauração. A consagração que fizemos quando fomos batizados precisa ser restaurada.

Peçamos ao Senhor que tenhamos um encontro pessoal com Deus, pois Ele tem o poder de transformar a nossa vida, o nosso coração.

Deixemos que o Senhor reconstrua nossa vida para que nosso coração seja o altar que Ele ocupe, seja um trono para receber Jesus.

Deus quer expulsar da nossa vida tudo aquilo que o mundo foi fazendo de nós: uma casa de comércio. Mais uma vez, pela graça do sacramento do batismo, peçamos força para sermos renovados no Espírito Santo.

Vivemos num mundo industrializado, capitalista, no qual muitos se vendem, têm sua fonte de renda na venda de outras pessoas, no comércio de crianças, de órgãos humanos. A que ponto chegamos! Vender a outra pessoa!

Não podemos deixar apagar aquilo que é de Deus. Não nos deixemos levar por este mundo libertino, mas testemunhemos que somos trabalhadores do Senhor. Deixemos que, a Palavra de Deus caia no nosso coração e nos restaurem, que o Pai reconstrua o Templo dentro de nós. Tenhamos fé no Senhor, na Igreja, n'Aquele que morreu por nós.

Padre Paulinho
Sacerdote da Comunidade Canção Nova