Santíssima Trindade
 
Pluralidade em Elohím
 
Leia os outros artigos
 

Uma das pistas bíblicas apresentadas pelos trinitários é Gênesis 1:26a

“E disse [singular] Deus [Elohim]: Façamos [plural] o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”;

Segundo entendimento triitário Deus se apresenta “singular” e faz o homem no “plural”. Os não trinitários argumentam que Deus falava com os anjos, contudo, se assim fosse, o homem não seria fruto da criação de Deus, mas apenas “parcialmente” fruto da criação de Deus, pois quem teria feito a obra seriam os anjos, Deus teria dado apenas a ordem; então, se tal argumentação fosse aceita, os homens seriam fruto da criação dos anjos, o que é rejeitado pelos trinitários.

Outro argumento que os trinitários entendem incoerente na argumentação dos opositores é que se os anjos é que conversavam com Deus, então os homens não são a imagem e semelhança de Deus, mas a imagem e semelhança dos anjos; o que não é confirmado por outras passagens bíblicas, logo é rejeitado pelos trinitários.

Assim, os trinitários entendem que quando Deus disse “façamos o homem conforme a nossa imagem” ele falava com os outros dois seres incriados e uno com o Pai, autor [trino] da criação, falava com o Deus Filho [Jesus] e com o Deus Espírito [Espírito Santo]. O homem foi criado a imagem do Pai, do Filho e do Espírito Santo, à imagem de DEUS e não à imagem dos anjos.

Também em Gênesis 3:22a é encontrado diálogo semelhante: “Então disse o Senhor (YHVH) Deus [Elohím]: Eis que o homem é como um de nós [plural], sabendo o bem e o mal.”

vayyo'mer Adonay 'elohiym hên hâ'âdhâm hâyâh ke'achadhmimmennu lâdha`ath thobh vârâ` ve`attâh pen-yishlach yâdho velâqachgam mê`êts hachayyiym ve'âkhal vâchay le`olâm (Gênesis 3:22)

Para os trinitários tanto o Pai, como o Filho, como o Espírito Santo é o Deus uno, apresentando assim o termo Deus no singular e as pessoas no plural.

Tais evidências da unidade composta seriam justificadas, dentre outras, pelas seguintes passagens bíblicas que apresentam o Pai, o Filho e o Espírito como Deus:

O Pai é Deus – Em Efésios 4:6 o texto revela que Deus é Pai.

O Filho Jesus é Deus – Em I João 5:20 traz mais evidências bíblicas de que o Filho também é Deus quando afirma: “o Filho de Deus é vindo... isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.E também em Isaías 9:6 dizendo claramente que Jesus é Deus:" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

O Espírito Santo é Deus – Em Atos 5:3 primeiro a advertência: “Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...?” Contudo no versículo seguinte vem a revelação: “Por que formaste este desígnio em teu coração [Ananias]? Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Nessa passagem, claramente o Espírito Santo é chamado de Deus, pois Ananias havia mentido ao Espírito Santo.

Como nas passagens acima, os trinitários reconhecem em outras passagens bíblicas a apresentação do único (echad) Senhor (YHVH) na forma trina do Pai, do Filho [Jesus] e do Espírito Santo.



 
 
xm732