Finados
 
Finados
 
Leia os outros artigos
 

Em cada Eucaristia, rezamos por aqueles que morreram com o sinal da fé. Porém, uma data especial é dedicada no calendário para a lembrança de todos os irmãos da chamada Igreja Padecente: 2 de novembro.

Foram os monges beneditinos da Abadia de Cluny, na Franca que, no ano de 998, com o Santo Odilon, começaram a realizar internamente, em seu mosteiro, uma celebração por todos os fiéis defuntos No ano de 1311, Roma a sancionou oficialmente para toda a Igreja.

Nesse dia, peçamos especialmente pêlos irmãos que estão em seu momento de purificação final para poderem comparecer na presença de Deus - purgatório. Qual seria, porém, o sentido de se rezar pêlos mortos?

É muito simples: a amizade que temos pelas pessoas que amamos não se encerra com a morte destas.

Ao contrário, os laços ampliam-se após sua partida, pois agora elas estão junto a Deus, num outro plano, livres das barreiras inerentes à matéria. Portanto, neste dia, rogamos aos finados e eles intercedem por nós junto a Deus.

O apóstolo Paulo assim diz: "ele será salvo por meio do fogo", querendo se referir à possibilidade de uma purificação após a morte (cf. 1 Cor 3,15).

Calendário (folhinha) Ave-Maria



 
 
xm732