Finados
 
Purgatório
 
Leia os outros artigos
 

O QUE SOFREM AS ALMAS DO PURGATÓRIO?

Elas sofrem de mil maneiras diferentes. Há tantos “tipos” de purgatório quantas são as almas. Cada alma sente nostalgia de Deus e esta é a mais lancinante dor. Além disso, cada alma é punida naquilo e por aquilo que a fez pecar.

As almas querem purificar-se no purgatório como o ouro no cadinho. Podemos imaginar uma jovem indo a uma festa com roupas sujas e despenteada? A alma que está no lugar de purificação tem uma imagem tão fulgurante de Deus, que lhe apareceu numa beleza, numa pureza tão esplêndida, tão deslumbrante, que todas as forças do céu não conseguiriam movê-la para apresentar-se diante de Deus até que subsista nela a mínima mancha. Somente uma alma luminosa, perfeita, ousa ir ao encontro da luz eterna e da perfeição Divina para completar Deus face a face.

QUAIS OS PECADOS MAIS SEVERAMENTE PUNIDOS NO PURGATÓRIO?

Os pecados contra a caridade: maledicência, calúnia, rancor, querelas provocadas pela ambição e pela inveja, são severamente punidos no outro mundo. Uma pessoa inútil por exemplo, não seria assim se fosse tratada com bondade e caridade.

Cuidemos de não criticar ou rir de alguém: isso prejudica gravemente nossa alma.

Quantas vezes pessoas se lamentam que não são ajudadas nem um pouco quando há jovens perto, a alguns metros talvez. Mas, aos jovens não ocorre que poderiam ajudar o vizinho necessitado. E, contudo, as obras de caridade têm a maior recompensa no céu.

Uma palavra pode matar, pode curar. O amor cobre uma multidão de pecados. Tenhamos caridade, sobretudo com nossos inimigos. Sermos bons com quem nos faz o bem é coisa que também os pagãos fazem, diz Cristo. Mas, fazer o bem àqueles que têm por nós sentimentos hostis, eis a verdadeira atitude cristã; isso é o que o Salvador nos pede. Assim, conseguiremos um amigo e poderemos abreviar uma grande parte de purgatório.



 
 
xm732