Advento
 
Liturgias Familiares de Advento
 
Leia os outros artigos
 

Liturgia com a coroa

Primeira liturgia semanal com a coroa de Advento

INDICAÇÕES

A coroa sem vela acesa. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com um círio aos seus pés. Da chama deste círio pode-se acender a primeira vela da coroa.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MONITOR: Nosso auxílio é o Nome do Senhor.

TODOS: Que fez o céu e a terra.

MONITOR: Começamos um novo ano litúrgico com o tempo de Advento, tempo de preparação e espera. Acender, semana após semana, as quatro velas desta coroa deve ser um reflexo de nossa gradual preparação para receber o Senhor Jesus no Natal. As luzes das velas nos lembram que Ele é a Luz do mundo que veio dissipar as trevas. A cor verde da coroa simboliza a vida e a esperança que Ele nos veio trazer.

LEITOR: Leitura do Livro do Profeta Isaías: “Põe-te em pé, resplandece, porque a tua luz é chegada, a glória de Iahweh raia sobre ti. Com efeito, as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve as nações, mas sobre ti levanta-se Iahweh e a sua glória aparece sobre ti.”

(Is, 60, 1-2)

MONITOR: Quem dirige a oração, com as mãos juntas, diz:

Recolhamo-nos uns instantes em silêncio e, inclinando nossas cabeças, vamos pedir que o Senhor abençoe esta coroa de Advento.

Oremos.

A terra, Senhor, se alegra nestes dias,
e tua Igreja transborda de gozo
ante Teu Filho, o Senhor Jesus,
que se aproxima como luz esplendorosa,
para iluminar aos que jazemos nas trevas,
da ignorância, da dor e do pecado.
Cheio de esperança em sua vinda,
teu povo preparou esta coroa
com ramos do bosque e a adornou com luzes.
Agora, pois, que vamos começar
o tempo de preparação
para a vinda de teu Filho,
te pedimos, Senhor, que,
enquanto se acrescenta a cada dia
o esplendor desta coroa, com novas luzes,
nos ilumines com o esplendor Daquele que,
por ser a Luz do mundo,
iluminará todas as escuridões.
Te pedimos por Ele mesmo
que vive e reina pelos séculos dos séculos.

TODOS: Amém.

MONITOR: Vamos acender agora a primeira vela de nossa coroa, enquanto cantamos a primeira estrofe e o refrão de: ANUNCIAMOS (...o Tempo do Advento, com a primeira chama ardendo...)

(Uma pessoa acende a primeira vela enquanto se entoa um canto de Advento)

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

--------------------------------------------------------------------------------

Segunda liturgia semanal com a coroa de Advento

INDICAÇÕES

Ao iniciar a liturgia, a coroa deve estar com a primeira vela acesa. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com um círio aos seus pés. Da chama deste círio pode-se acender a segunda vela da coroa.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MONITOR: Vamos acender a segunda vela de nossa coroa. O Senhor está cada vez mais próximo de nós e devemos preparar-nos dignamente para recebê-lO em nossos corações. Façamos um momento de silêncio para elevar nossa oração ao Senhor.

LEITOR: Leitura do Evangelho segundo São Lucas:

“No ano décimo quinto do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos que ra governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da Traconítide, Lisânias tetrarca de Abilene, sendo Sumo Sacerdote Anás, e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías:

Voz do que clama no deserto:

Preparai o caminho do Senhor,
tornai retas suas veredas;
todo vale será aterrado,
toda montanha ou colina será abaixada;
as vias sinuosas se transformarão em retas
e os caminhos acidentados serão nivelados.
E toda a carne verá a salvação de Deus.”

(Lc 3,1-6)

MONITOR: Devemos preparar o caminho do Senhor e isto nos exige estar preparados interiormente para a vinda do Senhor Jesus, para que o recebamos com um coração reconciliado, cada vez mais convertido e transformado, capaz de amar e entregar-se aos demais. Façamos um compromisso concreto para esta semana, que nos ajude a dispor-nos cada vez melhor para sua vinda. (Faz-se um momento de silêncio).

MONITOR: Enquanto acendemos a segunda vela de nossa coroa, cantemos as duas primeiras estrofes de: ANUNCIAMOS.

MONITOR: Elevemos agora nossas intenções a Deus Pai e respondamos a cada uma delas: VEM, SENHOR JESUS.

LEITOR: Te pedimos, Pai, por nossa Santa Igreja Católica que se prepara para a vinda de teu Filho, para que sempre tenhamos fixos os olhos Naquele que nos traz a reconciliação.

VEM SENHOR JESUS

Te rogamos pela paz no mundo, para que neste tempo de Advento se viva com maior intensidade o amor e a solidariedade.

VEM SENHOR JESUS

Te pedimos, Pai, por cada um de nós, para que façamos esforços por caminhar ao encontro do Senhor Jesus, que é a “Luz do Mundo”.

VEM SENHOR JESUS

Te rogamos também por nossa família, para que a exemplo da Família de Nazaré vivamos o amor mútuo e nos preparemos para a vinda de Teu Filho.

VEM SENHOR JESUS

Te pedimos que Santa Maria alente nossos passos neste Advento, e seja Ela quem nos ensine e crescer em confiança e esperança na vinda do Reconciliador.

VEM SENHOR JESUS (pode-se incluir outras intenções)

MONITOR: Recorramos a nossa Mãe para que nos obtenha abundantes graças que nos ajudem a preparar-nos, da mesma maneira como Ela o fez, para receber o Senhor Jesus. Rezemos juntos a Ave-Maria. Terminemos este momento de oração cantando... (música de Advento mariana)

MONITOR: Mãe da Esperança...

TODOS: Rogai por nós.

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

--------------------------------------------------------------------------------

Terceira liturgia semanal com a coroa de Advento

INDICAÇÕES

Ao iniciar a liturgia, a coroa deve estar com a primeira e a segunda velas acesas. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com um círio aos seus pés. Da chama deste círio pode-se acender a terceira vela da coroa.

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MONITOR: Estamos já na terceira semana do Advento: aumenta nossa alegria e nosso júbilo pela vinda do Senhor Jesus, que está cada vez mais próxima de nós. Comecemos nossa oração cantando VEM LOGO, SENHOR.

MONITOR: Vamos acender a terceira vela de nossa coroa de Advento. O Senhor está mais próximo de nós e nos ilumina cada vez mais. Abramos nosso coração, que muitas vezes está nas trevas, à luz admirável de seu amor.

LEITOR: Leitura do Evangelho segundo São Lucas:

"E as multidões o interrogavam: “Que devemos fazer?” Respondia-lhes: “Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo”. Alguns publicanos também vieram para ser batizados e disseram-lhe: “Mestre, que devemos fazer?” Ele disse: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”. Os soldados, por sua vez, perguntavam: “E nós, que precisamos fazer?” Disse-lhes: a ninguém molesteis com extorsões; não denuncieis falsamente e contentai-vos com o vosso soldo”.

Como o povo estivesse na expectativa e todos cogitassem em seus corações se João não seria o Cristo, João tomou a palavra e disse a todos: “Eu vos batizo com água, mas vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar a corréia das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo. A pá está em sua mão; limpará a sua eira e recolherá o trigo em seu celeiro; a palha, porém, ele a queimará num fogo inextinguível”. E, com outras muitas exortações, continuava a anunciar ao povo a Boa Nova.

(Lc 3, 10-18)

MONITOR: Enquanto acendemos a terceira vela da coroa, cantemos as três estrofes de: ANUNCIAMOS.

MONITOR: Recorramos à Santa Maria, que colaborando com o Plano do Pai permitiu que a luz do Senhor iluminasse a humanidade. Peçamos a Ela que siga intercedendo por nós neste tempo de preparação. Rezemos juntos a oração: LUZ PARA O PEREGRINAR.

Brilhante Lua
da Nova Evangelização,
que com teu fulgor
iluminas a noite
pela qual tantos
perambulam sem rumo
no mundo da “cultura de morte”,
ilumina o caminhar dos homens
com a luz do Senhor Jesus,
que como ninguém sabes refletir.
Amém.

MONITOR: Terminemos nossa oração cantando (canto apropriado)

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

--------------------------------------------------------------------------------

Quarta liturgia semanal com a coroa de Advento

INDICAÇÕES

Ao iniciar a liturgia, a coroa deve estar com a primeira, a segunda e a terceira velas acesas. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com um círio aos seus pés. Da chama deste círio pode-se acender a quarta vela da coroa.

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MONITOR: Alegremo-nos, porque o Senhor está próximo de nós e vem trazer-nos a reconciliação. Hoje acenderemos a quarta e última vela da coroa de Advento. Que este símbolo nos recorde a proximidade da vinda do Senhor Jesus, que vem para dar-nos alegria e esperança. Iniciemos a oração desta semana cantando (canto apropriado).

LEITOR: Leitura do Evangelho segundo São Lucas:

"Em aqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”

(Lc 1, 39-45)

MONITOR: A presença do Senhor Jesus entre nós nos enche de gozo e alegria. É a Mãe quem no-lo faz próximo, quem permite que essa Luz chegue a nós e ilumine nossa vida. Em companhia de Santa Maria acendamos a última vela de nossa coroa de Advento, enquanto cantamos ANUNCIAMOS.

(Uma pessoa acende a quarta vela enquanto de canta, de preferência durante a quarta estrofe).

(Pode-se fazer algumas intenções, pedindo a intercessão da Virgem Maria. Responde-se, a cada intenção: PELA INTERCESSÃO DE TUA MÃE, ESCUTA-NOS SENHOR)

MONITOR: Oremos.

Pai misericordioso, que quiseste que teu Filho se encarnasse no seio de Santa Maria Virgem, escuta nossas súplicas e concede-nos tua graça para que saibamos acolher ao Senhor Jesus, Teu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo e é Deus, pelos séculos dos séculos.

TODOS: Amém.

TODOS: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



 
 
xm732