Especial - A Bíblia para crianças
 
Um gesto de amor
Fonte: Revista Família Cristã
 
Leia os outros artigos
 

Uma grande lição de amor é o que contém a história de hoje contada por Jesus. Mas preste atenção: outros ensinamentos interessantes vão aparecer ao longo dessa história.

Jesus era tão sabido! Imagine que ele aproveitava todos os acontecimentos para ensinar alguma lição a seus amigos!.Na historinha de hoje não é diferente. Uma mulher considerada pecadora pública, porque vivia com vários homens por dinheiro, procura o Mestre para demonstrar-lhe seu amor e gratidão. E Jesus aproveita desse fato para contar aos seus ouvintes a parábola dos dois devedores.

Você a encontra na Bíblia, no evangelho de São Lucas, capítulo 7, versículos de 36 a 50. Antes de lê-la, porém, vamos voltar ao tempo de Jesus. E importante conhecer alguns costumes daquela época para entender as lições de hoje. No tempo em que Jesus contou esta parábola, a maioria das pessoas tomava as refeições na única sala que existia em suas casas. Mas os ricos construíam uma sala especial para isso. Ao redor da mesa ficavam espalhados grandes sofás, onde as pessoas comiam quase deitadas, ou seja, reclinadas sobre o sofá.

As estradas e ruas não eram calçadas nem asfaltadas. Viajava-se a pé ou a cavalo, pois não havia carros, ônibus, trem ou avião.

Por isso os hóspedes, ao chegarem às casas, tiravam as sandálias. Depois dos cumprimentos costumeiros e como sinal de hospitalidade, os empregados lavavam-lhes os pés empoeirados. O dono da casa os beijava, no rosto, demonstrando assim sua gratidão pela visita recebida.

Sinal de hospitalidade, também, era passar um pouco de óleo na cabeça de cada convidado a uma festa.

Esse gesto chamava-se unção. Geralmente, o óleo de oliva usado para a unção era misturado a um perfume bem cheiroso.

Outro costume curioso era o de os homens comerem em lugares separados das mulheres, e as mulheres terem sempre a cabeça coberta perto deles. Mostrar os cabelos diante dos homens era vergonhoso para as mulheres.

Agora que já sabemos uma porção de coisas interessantes, vamos ler juntos a parábola de hoje?



 
 
xm732