Especial - A Bíblia para crianças
 
Nas águas do Batismo
Fonte: Revista Família Cristã
 
Leia os outros artigos
 

Por que Jesus foi batizado?

E o nosso batismo, o que significa?

Quando Jesus completou 30 anos. achou ter chegado a hora de revelar ao povo quem era ele. Desde menino ele morava em Nazaré e trabalhava como carpinteiro. Mas para cumprir a sua missão na Terra, precisava viajar pelas cidades de seu país. Uma das primeiras viagens que fez foi para a região do rio Jordão, onde se encontrava João Batista.

João era primo de Jesus. Seus pais chamavam-se Zacarias e Isabel; ele era seis meses mais velho que o Mestre. João nasceu por verdadeiro milagre de Deus, pois os seus pais estavam bem idosos. Ele veio ao mundo com a missão de preparar as pessoas para receber o Messias Jesus, que estava para chegar. João se tornou pregador, ou seja, falava ao povo para mudar de vida e ser mais bondoso. Também batizava as pessoas que se arrependiam de seus pecados. Era o chamado batismo de penitência.

Um dia.João avistou Jesus no meio das pessoas que queriam ser batizadas. Imediatamente reconheceu que o Mestre era o Messias esperado e lhe disse: "Eu é quem devo ser batizado por você. e não você por mim". Sabe o que o Mestre respondeu? "É vontade do meu Pai que você me batize." Depois, entrou no rio Jordão e seu primo o batizou.

Jesus era o Filho de Deus, por isso, na hora de seu barismo o céu se abriu e uma voz disse "Você é meu filho querido.Coloco todo o meu amor". Ao mesmo tempo, o Espirito de Deus em forma de pomba ficou sobrevoando a cabeça de Jesus. Para saber mais detalhes dessa história, leia na Bíblia, no evangelho de São Lucas, capitulo 3, versículos de 1a 22.

Nosso Batismo

Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar. A voz que veio do céu e o aparecimento da pomba foram os sinais de Deus de que o Mestre tinha sido escolhido para cumprir uma missão especial: salvar não os justos, mas os pecadores. Jesus foi batizado antes de começar a ensinar ao povo as coisas de seu Pai. Só a partir dai iniciou suas viagens para anunciar o Reino de Deus.

Você também foi batizado quando bebezinho. Seus pais e padrinhos o levaram à igreja para que, através do batismo. você se tornasse filho de Deus e membro da Igreja. Por essa razão, sempre que uma criança é ba~ tizada, a família fica muito contente e convida parentes e amigos para se alegrarem com ela. Algumas até fazem festa.

Como você era muito pequeno c não tinha condições de assumir o compromisso de viver a fé todos os dias de sua vida, seus pais e padrinhos, na hora do batismo, se respon-sabilizaram por você e assumiram o compromisso em seu lugar. Mas agora que você cresceu e já entende as coisas, eles não só o ensinam a rezar em casa e a conhecer o Papai do céu. mas o incentivam a frequentar o catecismo, que é uma forma de conhecer e viver mais a religião.

Conhecendo melhor a religião, sua fé e seu amor a Jesus vão crescendo, ajudando-o a se tornar um verdadeiro cristão. É que o compromisso assumido no batismo exige a nossa participação na vida da Igreja e nosso trabalho para que o Reino de Deus cresça e Jesus se tome conhecido entre aqueles que não o conhecem ou se afastaram dele.

Toda pessoa que é batizada se toma. também, testemunha de Jesus. Quer dizer: deve viver segundo seus ensinamentos, sendo justa, honesta, solidária, capaz de ajudar as pessoas necessitadas. Ser bom cristão é vivenciar o batismo todos os dias de nossa vida.



 
 
xm732