Litúrgia Dominical
Homílias do ano de 2014
Autor: Padre Wagner Augusto Portugal
 
 
 
Tempo Comum
Jesus Cristo Rei do Universo - A
"O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A Ele glória e poder através dos séculos".
33º Domingo do Tempo Comum - A
"Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes." (Jr 29,11s.14)
Dedicação da basílica do latrão - A
"Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, ornada como a noiva que se preparou para o seu noivo"(cf. Ap. 21,2).
Finados, a esperança cristã - A
"Como Jesus Morreu e Ressuscitou, Deus ressuscitará os que Nele morreram. E, como todos morrem em Adão, todos em Cristo terão a vida"(1Cor 15,22; 1 Ts 4,14)
Solenidade de todos os santos - A
"Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de todos os santos. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus".
30º Domingo do Tempo Comum - A
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
29º Domingo do Tempo Comum - A
"Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me." (Sl 16,6.8)
Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - A
Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias
27º Domingo do Tempo Comum - A
"Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo"(cf. Est 1,9ss).
26º Domingo do Tempo Comum - A
"Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia"(Cf. Dn 3,31.29s.43-42).
25º Domingo do Tempo Comum - A
"Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre".
Festa da exaltação da Santa Cruz - A
"A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou"(Cf. Gl. 6,14).
23º Domingo do Tempo Comum - A
"Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso segundo a vossa misericórdia"(cf. Sl. 118,137.124).
22º Domingo do Tempo Comum - A
"Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam"(cf. Sl. 85,3.5).
21º Domingo do Tempo Comum - A
"Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro"(cf. Sl 85,1ss).
Assunção de Nossa Senhora - A
"Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a luz sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça." (cf. Ap 12,1)
19º Domingo do Tempo Comum - A
""Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca"(cf. Sl. 73,20.19.22s).
18º Domingo do Tempo Comum - A
"Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador, Senhor, não tardeis mais." (cf. Sl 69,2.6).
17º Domingo do Tempo Comum - A
"Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá forças e poder a seu povo." (cf. Sl 67,6s.-36s.)
16º Domingo do Tempo Comum - A
"É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bons"(cf. Sl. 53,6.8).
15º Domingo do Tempo Comum - A
"Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória"(cf. Sl.16,15).
14º Domingo do Tempo Comum - A
"Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos"(cf. Sl 47,10s).
Solenidade de São Pedro e de São Paulo - A
"O apóstolo Pedro e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor a vossa lei".
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - A
"O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou"(cf. Sl 80,17).
Santíssima Trindade - A
"Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco".
Tempo Pascal
Solenidade de pentecostes - A
"O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantém unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, aleluia!" (Cf. Sb 1,7).
Solenidade da Ascenção do Senhor - A
"Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o viste subir, aleluia!" (Cf. At 1,11).
6º Domingo da Páscoa - A
"Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu ovo, aleluia!"(Cf. Is. 48,20).
5º Domingo da Páscoa - A
"Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia!"(Cf. Sl. 97, 1s)
4º Domingo da Páscoa - A
"A terra está repleta do amor de Deus; por sua Palavra foram feitos os céus. Alleluia!" (Cf. Sl. 35,5s).
3º Domingo da Páscoa - A
"Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia!"(Cf. Sl. 65, 1s).
2º Domingo da Páscoa - A
"Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia!"(cf. 1Pd 2,2)
 
Semana Santa - Tríduo Pascal
Domingo da Páscoa - A
Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim! (Cf. Jo. 13,1).
Vigília Pascal - A
"Pai, pela obra de teu Filho, desça nesta água a força do Espírito Santo, para que todos os que nela forem batizados, sepultados com Cristo na morte, com Ele renasçam para a vida imortal".
Ação Litúrgica - Sexta-feira Santa - A
O justo que morreu pelo povo (Cf. Is 52,13-53,12)
Quinta feira santa - A
"A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou"(cf. Gl 6,14).
Missa do Crisma - A
"Jesus Cristo fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai. A ele glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém!" (At 1,16)
As sete dores de Maria - A
"Entretanto estavam de pé junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena".
Sermão do Encontro - A
Outros que queriam se encontrar com o Cristo eram aqueles que necessitavam de tocar no Cristo, pois de seu "corpo saia uma energia que curava a todos". (Cf. Lc 6,19).
Sermão do calvário - A
"Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis quem eu sou" (Jo 8,27)
Domingo de Ramos - A
"Humilhou-se, feito obediente até à morte e morte de Cruz; por isso Deus o exaltou e lhe deu um Nome que está acima de todo o nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho de quantos há na terra, no céu e nos abismos"(cf. Fl. 2,8-10).
Quaresma
5º Domingo da Quaresma - A
"A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro"(cf. Sl. 42,1s).
4º Domingo da Quaresma - A
"Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes,exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações"(Cf. IS 66,10-111).
3º Domingo da Quaresma - A
"Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, porque livra os meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz"(Cf. Sl. 24, 15s).
2º Domingo da Quaresma - A
"Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto!"(Cf. Sl. 26, 8s).
1º Domingo da Quaresma - A
"Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias"(Cf. Sl 90,15s)
Quarta-feira de cinzas - A
"Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus"(Cf. Sb. 11,24s.27).
Tempo Comum
8º Domingo do Tempo Comum - A
"O Senhor se tornou o meu apoio,libertou-me da angústia e me salvou porque me ama"(Cf. Sl 17, 19s).
7º Domingo do Tempo Comum - A
"Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lv 19,2).
6º Domingo do Tempo Comum - A
"Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, Vós me conduzis e alimentais"(cf. Sl 30,3-4).
5º Domingo do Tempo Comum - A
"Entrai, inclinai-vos e prostai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus". (Cf. Sl. 94,6s).
Festa da Apresentação do Senhor - A
O velho Simeão profetizou o papel messiânico de Jesus, atribuindo-lhe os títulos de "luz das Nações" e "glória do povo de Israel".
3º Domingo do Tempo Comum - A
"Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo"(cf. Sl 95, 1.6)
2º Domingo do Tempo Comum - A
"Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e proclame louvores ao vosso nome, Deus altíssimo"(cf. Sl. 65,4).
Batismo do Senhor - A
"Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor!" (Mt 3,16s).
Natal
Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo - A
"Eis que veio o Senhor dos senhores, em suas mãos, o poder e a realeza"(cf. Ml 3,1; 1Cr 19,12).
Santa Maria Mãe de Deus- A
"Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos"(Sedúlio).
Festa da Sagrada Família- A
"Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio"(cf. Lc 2,16).
Festa do Natal – Missa do Dia- A
"Um menino nasceu para nós: um Filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado "mensageiro do conselho de Deus"(cf. Is 9,6).
Vigília de Natal - A
"Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!"
Advento
4º Domingo do Advento - A
"Céus, deixai cair o orvalho; nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador!" (cf. Is. 45,8).
3º Domingo do Advento - A
"Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!"(cf. Fl 4,4s).
Solenidade da Imaculada Conceição. - A
"Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, pois Ele a revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada com jóias. Alegremo-nos com ela todos nós que nos reunimos para celebrar sua solenidade"
2º Domingo do Advento - A
"Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz"(cf. Is 30,19.30)
1º Domingo do Advento - A
"A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera"(cf. Sl. 24,1 ss)
 
 
 
 
xm732