Liturgia Dominical
11º Domingo do Tempo Comum – C
Leia as outras homilias
Para enviar essa homilia automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa homilia para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o c�digo acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia as outras homilias

"Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador!" (cf. Sl. 26,7.9)

Meus queridos Irmãos,
        
O amor de Deus supera os nossos pecados. Mas isso somente acontecerá se a nossa fé for a mesma de Jesus Cristo que nos leva a agir como ele agiu. Perdão e amor andam de mãos dadas.

A Primeira Leitura de hoje(cf. 2Sm 12,7-10.13) nos apresenta a contrição de Davi. O profeta Natã é o porta-voz, “boca” de Deus, voz da consciência para o rei Davi, quando denuncia seu homicídio e adultério. Davi desprezou o mandamento de Deus, mas aceita a denúncia do profeta, reconhece seu crime e entrega-se ao juízo de Deus. Por isso, Deus mostra compaixão.

A Segunda Leitura(cf. Gl 2,16.19-21) nos apresenta se as obras da Lei justificam, Cristo morreu em vão. Paulo tem que polemizar com a tendência de “judaizar” os cristãos da Galácia, que com o judaísmo nada tem a ver. Vai ao essencial: “O que torna o homem justo diante de Deus?” Os judaizaintes acham que é observar somente a Lei. Claro que a moralidade tem seu valor; Deus a deseja. Mas, de per si, ela não pode “forçar” Deus, pois sempre lhe ficamos devendo infinitamente. O que nos torna justos é a graça de Deus; sem ela, as obras não servem para nada. E esta graça manifesta-se no maior gesto de amor e perdão pensável: a vida de Cristo dada por nós. Devemos crer nesse amor.

Caros fiéis,

Ao refletirmos sobre o Evangelho de hoje(cf. Lc 7,36-8,3 ou 7,36-50), vem uma pergunte a nossa mente: o que foi primeiro, o amor ou o perdão? Jesus nos diz que: “Tem-lhe sido perdoados seus muitos pecados, porque muito amou”, e: “Tem sido perdoados teus pecados... tua fé te salvou”(cf. Lc 7,47-50). Será que os pecados foram perdoados porque mostrou muito amor, ou o contrário? A narração não permite distinguir claramente, mas também não importa, pois o mistério do perdão é que se trata de um encontro entre o homem contrito e Deus que deseja reconciliação. A contrição é o amor que busca perdão e o perdão é a resposta de Deus a este amor. A contrição é o amor do pecador, que se encontra com o amor de Deus, que é perdão, reconciliação, misericórdia.

Irmãos e Irmãs,

Jesus era acusado de comer com os pecadores. Hoje encontramos Jesus na casa de um fariseu, e, pelo jeito, não muito à vontade, porque o fariseu, ainda que o tivesse convidado, o tratara sem muita cortesia. Embora visse em Jesus um possível profeta o convidara pela fama que tinha, o tratara rudemente, talvez para não se macular legalmente, caso Jesus não se comportasse como observante das leis judaicas, e não ser criticado pelos seus colegas fariseus.

Como era o costume de receber uma visita no tempo de Jesus? O anfitrião recebia o seu convidado na porta. Ali colocava as mãos nos ombros do visitante e lhe beijava a face. Depois chamava um servo para lavar com água fria os pés da visita e lhe oferecia uma bacia com água limpa e fresca para banhar o rosto e as mãos, antes de seguirem para a mesa. E, mais, o dono da casa deveria oferecer umas gotas de bálsamo ao recém-chegado do pó da estrada e do sol causticante. Nada disse o fariseu fez para Jesus.

Era contra os costumes de então uma prostituta presenciar o banquete, ainda mais na casa de um fariseu. Então significa que o fariseu já conhecia a prostituta. Quem sabe o véu, que costumeiramente cobria o rosto e a cabeça das mulheres, tenha disfarçado a prostituta. Jesus veio estar com o fariseu, veio tomar refeição em sua casa. Para o fariseu, o Cristo era um profeta. Mas o fariseu ficou na exterioridade, num formalismo que não envolvia a consciência, mudança de vida, e a conseqüente aceitação de Jesus como Mestre e Senhor. Em vez de olhar seu próprio interior e retirar a trave que lhe cegava os olhos, pensou mal de Jesus que se deixava tocar por uma pecadora.

A mulher que já deveria ter visto Jesus antes, escutando o seu ensinamento e o seu Evangelho fez o firme propósito de abandonar a devassidão e o pecado. Sabendo que Jesus estava na casa do fariseu foi ao seu encontro. Levando o perfume a prostituta foi com uma missão determinada: demonstrar gratidão a Jesus reconhecê-lo em público como profeta e declarar-se arrependida do seu passado e de seus pecados.

Meus queridos Irmãos,

O fariseu procurou a vaidade da companhia de um homem famoso, profeta de Deus, que poderia vir a ser uma pessoa importante. A mulher humilhou-se, porque sabia quais seriam os pensamentos e olhares dos convidados. A mulher, mais do que isso enfrentou o desprezo, tirando o véu, que lhe cobria a cabeça, para que a cabeleira servisse de toalha para os pés de Jesus.

O fariseu julgava-se justo e sinceramente não era. A mulher, por sua parte, reconhecia-se pecadora e procurava o perdão de seus pecados.

O fariseu oferecia um jantar à vista de todos, para que todos comentassem na vila. A mulher derramava lágrimas de arrependimentos pelos seus muitos pecados.

O fariseu se chamava Simão, e, portanto, tinha honra. A mulher era anônima, sendo apenas conhecida de profissão duvidosa, ou seja, prostituta, considerada indigna pelos homens, exceto por Jesus que a acolheu e perdoou os seus pecados.

Jesus fez a opção pela mulher pecada no momento em que disse que a mulher muito amara, enquanto o amor do fariseu era escasso. Não que o fariseu devesse cometer muitos pecados para receber um grosso perdão como a mulher. Mas porque o fariseu não soube reconhecer seu pecado de orgulho e prepotência diante de Jesus, apesar de sabê-lo profeta.

O cenário do ocorrido era uma refeição: para receber o perdão era necessário o arrependimento dos pecados, a confissão dos pecados e uma entrega confiante aos pés do Senhor. Não importava a quantidade e o peso dos pecados, o importante é o gesto e a qualidade do amor, que é caridade e arrependimento.

Irmãos e Irmãs,

Jesus olha para a mulher quando fala com o fariseu Simão para que o fariseu Simão desse atenção à mulher, com o olhar de Jesus para a mulher, que era um olhar de perdão, de compreensão, de ternura e de amor. O fariseu, ao contrário, olhava para a mulher com julgamento e condenação como a maioria das pessoas que fazem retratos falados dos outros, voluntariamente.

Jesus olha para a mulher e a contempla arrependida. Já o fariseu vê uma mulher airada.

O fariseu, ao ver a mulher tocar em Jesus, o vê como pecador. Jesus veio nos ensinar que Deus é pai de todos, faz nascer o sol para bons e maus e chover sobre justos e injustos. Deus é o contrário do pecado, mas o pecador é sua imagem e semelhança. Mais uma vez Jesus afirmara que viera ao mundo com a missão de curar os pecadores para que nenhum deles se perca. O fariseu representa o modo de pensar pelos homens que não se apaixonam pela pedagogia de Jesus que é o perdão sempre e o amor incondicional, sem limites.

Queridos irmãos,

A liturgia deste domingo nos ensina a olhar para o sacramento da penitência. Todos somos convidados a buscar o confessionário com mais frequência e não somente por ocasião da Páscoa do Ressuscitado.

O sacramento da reconciliação é o lugar em que os católicos encontra o amor de Deus que perdoa e renova; No sacramento da confissão o fiel volta a ser filho de Deus e irmão dos homens e mulheres. Aproximar-se, com docilidade e abertura, do sacramento da confissão é reconhecer a radical insuficiência para salvar de si mesmo a própria vida, é abrir-se para acolher o amor eficaz de Deus, é empenhar-se por levar o mundo a novidade do amor.

Meus queridos Irmãos,

A graça do perdão desperta a gratidão. A gratidão, a retribuição. A vida crista consiste em retribuir o amor de Deus, que se manifesta no perdão em Cristo Jesus, com amor. Amor que se manifesta na paz, na alegria e no doce e gratuito serviço aos irmãos, especialmente aos mais excluídos. Amém!

 
 

xm732