O trabalho e a sociedade

a) Para ler: 2 Tessalonicenses 3, 6 - 12

b) Para conversar
1. 
Trabalho e emprego são a mesma coisa?

2. O trabalho é um castigo dado por Deus ao homem e à mulher, ou se faz parte de nossa vida? Qual é o motivo do trabalho?

3. Você gosta de trabalhar? Por quê?

c) Para saber
Nós estamos muito acostumados a confundir trabalho com emprego. Emprego é um trabalho remunerado. Embora não exista emprego para todos, há (e muito) trabalho para todos.

Trabalho "é a dedicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim", diz o dicionário. A dona de casa, quando cuida da casa dos filhos, está trabalhando. Um cantor quando compõe uma música, está trabalhando. O catequista ao ensinar você, está trabalhando. Aquele garoto, ao fazer uma pipa para soltar no vento, está trabalhando.

Infelizmente muitos trabalham e não recebem nada ou recebem muito pouco pelo que fazem. Os migrantes, por exemplo, ou seja, essas pessoas que vêm de outras cidades para tentarem a sorte nas cidades grandes, muitas vezes despreparados para o tipo de trabalho que é exigido e se dão mal.

A pobreza e a miséria são uma aberração e uma vergonha para a sociedade de hoje. Temos condições de ajudar, mas nos acostumamos (governo e povo) tanto com a pobreza que nem ligamos mais. As doenças já deveriam ter sido vencidas, pois a tecnologia atual permite isso. Entretanto, há tanta burocrácia e interesses mesquinhos e pessoais nos que têm a incumbência de solucionar o problema, que nunca se vê melhora e a erradicação dos problemas sociais.

Nossa igreja faz muita coisa, mas ainda não está fazendo o que pode e poderia fazer. O nosso trabalho de promoção humana ainda está engatinhando, é muito fraco e fora da realidade.

O trablho dignifica e constrói a humanidade. É pelo trabalho que transformamos o mundo no paraíso planejado por Deus.

d) Para viver

Procure sempre um trabalho para fazer, mesmo que este não seja remunerado. Quem fica muito tempo sem fazer nada, pensa e faz somente o que é errado.

e) Para fazer

Ajude seus colegas necessitados ou doentes ou solitários.

f) Para rezar
Senhor nosso Deus, / concedei-nos a graça de sempre trabalharmos / para que este mundo, que criastes, / cresça cada vez mais no amor / e na resolução de todos os problemas. / Por Cristo, nosso Senhor. Amém.