Formação Humana na catequese
 
Lazer - Arte - Criatividade
 
Leia os outros textos sobre Formação Humana na catequese
 

a) Para ler: João 21, 4 - 14

b) Para conversar
1.
O que você faz nas horas de lazer?

2. Você já escreveu uma poesia, pintou um quadro, compôs alguma música, fez um desenho bonito?

3. Você gosta de inventar algumas coisas para sua vida ficar melhor? O quê?

c) Para saber
Quem estuda adquiri maior capacidade para o lazer, a arte e a criatividade (veja lição anterior - O estudo e a cultura). Tudo isso é muito importante para a nossa vida. O mundo não é construído apenas de trabalho remunerado (emprego).

É feito e contruído também a partir das artes, das diversar formas de criatividade, das coisas boas que fazemos em nossas horas de lazer.

Um exemplo de criatividade é a multimistura que a pastoral da criança faz para suprir as deficiências alimentares das famílias carentes. Sai bem barato e realmente é um superalimento.

Outro exemplo de criatividade são os grupinhos de estudantes que se juntam para se ajudarem mutuamente nas matérias escolares: os que sabem melhor aquela matéria ensinam aos que sabem menos, e assim por diante.

Outro exemplo ainda são as hortas comunitárias que existem em muitas comunidades e paróquias.

Quanto à arte, é a expressão mais íntima do ser humano. O artista coloca seu coração naquela escultura, naquela música. A arte é a interpretação pessoal de como a pessoa vê a natureza e os acontecimentos. A música, por exemplo, é algo que às vezes parece vir do céu. E nos leva a tantos belos pensamentos e sensações!

É triste irmos, por exemplo, a certas missas neste mundo de Deus e ouvir músicas mal tocadas e mal cantadas de grupos que não capricham ou não estão nem aí com o canto litúrgico.

É graças à criatividade que temos hoje tantos benefícios e invenções na humanidade, que tanto melhoraram as nossas vidas!

Quanto ao lazer, é preciso aproveitar melhor as horas de folga para completar o que falta em nosso dia-a-dia. Por exemplo, se você trabalha sentado, seu lazer deve ser movimentado. Se trabalha em movimento, seu lazer deve ser mais calmo. O próprio Jesus costumava fazer seus momentos de lazer com os discípulos, como vimos no trecho do Evangelho de São João de hoje. Quanto mais nós!

d) Para viver

Não seja como aquelas pessoas que nunca encontram tempo para a oração, para a prática de sua fé e para o lazer. Não se isole feito um caramujo! Participe do seu grupo de amigos na escola, na Igreja, no serviço, no clube, no grupo cultural etc. Uma pessoa que equilibra e distribui bem o seu tempo é uma pessoa mais calma, mais feliz, que sempre está disponível.

e) Para fazer

Marque quanto tempo você utiliza para estudar, rezar, trabalhar e praticar algum tipo de lazer ou esporte. Depois veja se o tempo gasto está bem equilibrado.

f) Para rezar
Senhor nosso Deus, / que saibamos equilibrar nossa vida / como Jesus equilibrava a dele, / que na virtude e na alegria / vivamos a perfeita caridade. / Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

 
 
xm732