Formação Humana na catequese
 
A perseverança
 
Leia os outros textos sobre Formação Humana na catequese
 

a) Para ler: Atos 2, 42 e Mateus 10, 22; 23, 9 - 13

b) Para conversar
1.
Porque muitos adolescentes abandonam o preparação crismal?

2. Você também já pensou em desistir? Por quê?

3. O que leva uma pessoa a perseverar até o fim?

c) Para saber
A perseverança num ideal, num modo de vida, depende da motivação, ou seja, do porquê a pessoa quer fazer isso. Assim, uma pessoa gordinha que quer fazer regime só persevera se pensa em ficar magra, mais bonita, com saúde melhor, com pressão sangüinea melhor etc.

Se você pensar em Deus e descobrir a felicidade de estar ao seu lado, de trabalhar com amor na comunidade, a perseverança vai ser muito fácil. Se você estiver pesnando somente em seguir uma tradição de família, ou de agradar os pais, ou ter documento para poder casar mais tarde, dificilmente vai perseverar. E, se chegar a ser crismado, abandona a Igreja no domingo seguinte.

A falta de perseverança, infelizmente, muitas vezes pode estar na falta de preparação do catequista: os encontros tornam-se monótonos, sem motivação alguma. Por outro lado, acontece muitas vezes que o adolescente se põe a fazer tantos cursos e tantos esportes que acaba deixando de lado a própria religião. É preciso deixar o nosso melhor tempo para Deus e seu Reino.

d) Para viver

Empenhe-se muito em aprofundar sua vivência cristã. Não falte aos encontros da Crisma, nem às Santas Missas. Reze as orações que você conhece.

Procure realizar alguma atividade na comunidade, ajudando na Santa Missa como acólito(a), na equipe de liturgia, arrumando a sala da catequese, ajudando na limpeza da Igreja, na equipe de acolhida das Santas Missas, na promoção humana (pobres e menores de rua), na catequese, no grupo de adolescentes ou jovens (conforme a sua idade) etc., e certamente você vai perseverar.

Nunca deixe a oração. a perseverança é uma graça que Deus dá a quem lhe pede e trabalha para conservá-la.

e) Para fazer

Procure saber quantos jovens ou adolescentes que se crismaram no ano passado ainda freqüentam a Igreja.

f) Para rezar
Escolha uma oração.

 
 
xm732