Formação Humana na catequese
 
Conflitos com a própria família
 
Leia os outros textos sobre Formação Humana na catequese
 

a) Para ler: Colossenses 2, 18 - 21 e Efésios 5, 21 - 6, 4

b) Para conversar
1.
Porque acontecem brigas na família?

2. Você já teve vontade de abandonar sua casa?

3. Por que os pais de seus colegas parecem melhores que os seus?

c) Para saber
Os conflitos e brigas na família acontecem por vários motivos. É difícil enumerar todos, porém poderíamos sintetizá-los.

Desse modo é preciso ressaltar a falta de diálogo entre pais e e filhos. Os pais tiveram um tipo de educação diferente dos filhos e não percebem que seus filhos hoje vivem num outro mundo. Muitas vezes forçam-nos os filhos a viver segundo um estilo de vida que não mais existe.

Por exemplo muitos pais viveram até os 20 anos de idade sem conhecer a televisão: apenas conheciam o rádio. Quando a TVapareceu, era somente em preto e branco; a colorida apareceu no final da década de 70. As ciranças e jovens atuais já nasceram num mundo de TV em cores, videogame, computadores etc. Eles não fazem idéia de como é viver num mundo sem isso. Os pais muitas vezes não pensam nessa situação: educam seus filhos esquecendo-se que eles nunca participaram daquele mundo mais antigo.

Por outro lado, os jovens de hoje precisam aprender também que esse ponto de vista e ter mais paciência com seus pais. No tempo mais antigo, a autoridade dos pais valia muito mais que hoje em dia.

Infelizmente muitos valores, ou seja, muitos bons costumes estão sendo esquecidos ou deixados de lado pelos jovens, o que deixa os pais aflitos. Como por exemplo, posso lembrar os vícios: cigarro, sexo desenfreado, drogas, álcool e outros.

Se os pais quiserem conquistar seus filhos, precisam convencê-los pelo diálogo, pela conversa franca e honesta. Precisam levá-los a obedecer não por medo (isso não funciona mais), mas por concluírem que de outra forma não terão um futuro feliz.

d) Para viver

Procure dialogar com seus pais. Não lhes responda com aspereza; ao contrário mostre que você quer ser alguém na vida e precisa de orientação. Se o que eles pedem está fora do tempo e do espaço, faça-os veer isso com jeito e delicadeza. Se for necessário, peça aos pais de um de seus colegas falarem com eles.

E mais: fugir de casa não vai resolver seus problemas. Se você estiver com vontade de fazer uma experiência de viver longe de seus pais, fale com eles. Pode ser que eles o entendam e mudem o modo de pensar. Jovem antes de tomar qualquer atitude precipitada procure conversar com alguém de sua família em quem você confia muito, ou até mesmo um amigo(a), um padre, não decida nada sozinho.

e) Para fazer

Converse com seus colegas e pergunte-lhes quais são as dificuldades que eles encontram na vivência familiar.

f) Para rezar
Rezem de mãos dadas a oração do Pai-Nosso.

 
 
xm732