Colunas
 
Quem é o novo arcebispo primaz do Brasil?
Por: DOM ALOÍSIO ROQUE OPPERMANN
SCJ ARCEBISPO DE UBERABA, MG
 
Leia os outros artigos
 

Dom Murilo S. Ramos Krieger tem vínculos com duas famílias de expressão em Santa Catarina. Trata-se da família Ramos, que conta entre seus membros até políticos de projeção nacional, e profissionais de várias especialidades.

E   a família Krieger, que abriga artistas, intelectuais, músicos. Não é por isso que o Papa o escolheu para o primeiro posto hierárquico no Brasil. Mas foi por suas qualidades eclesiais.

Tive a felicidade de conhecer seu pai Oscar, que proveio de uma família não católica, mas era um cristão firme, filho da Igreja, e praticante. Conheci também sua mãe Olga, que se distinguia pela facilidade de alegre comunicação, e capacidade organizativa.

Dom Murilo, desde o tempo de Seminário, sempre foi um líder inteligente, de bom humor, mas modesto. Cabem-lhe as palavras do Sl 131, 1: “Não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas”. Todos os cargos que ocupou foram exercidos em espírito de serviço e cumpridos na sinceridade.

Passo aos amigos uma descrição de sua personalidade, por conhece-lo bem de perto. Antes de tudo, ele é um homem de fé profunda, alguém que soube fazer uma opção fundamental na sua vida pelo Cristo. Ele é “apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus” (1 Cor 1,1).

Conheci-o como um Presbítero de vocação, e também como discípulo religioso de sua Congregação dehoniana. Mas essa clareza de sentido da vida, nunca o impediu de ser muito realista, objetivo e sincero. Outra qualidade sua é que sempre se considerou chamado a ensinar. Por isso cumpriu durante muitos anos programas com a Canção Nova, com a Milícia da Imaculada, entre outros.

Escreveu vários livros, lecionou. Ensinava a verdade de Jesus Cristo, sem se preocupar com impactos. O povo da arquidiocese de Salvador, e seu Clero podem ter a certeza de que receberam um grande presente. Ele terá a capacidade de seguir a esteira de seus predecessores.  Responderá às necessidades atuais dessa Sé Primacial de Salvador. Para conhecer o novo Arcebispo Primaz, seria bom ler suas entrevistas após a nomeação. Vê-se aí o seu bom senso e clareza de missão.



 
 
xm732