Colunas
 
Autoridade é serviço
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

Os versículos 33 a 35 do capítulo 9 de Marcos afirmam que o maior é aquele que serve.

A cena situa Jesus e seus discípulos em casa. Pelo caminho houve uma discussão sobre quem seria o maior dentro do grupo. Isso denota que os discípulos ainda imaginam a comunidade dividida em categorias e classes, onde uns são privilegiados em detrimento de outros.

O silêncio dos discípulos diante da pergunta do Mestre prepara a “aula particular” de Jesus que, sentado ensina como Mestre que traz a novidade. O ensinamento de Jesus mostra que o maior é o último em importância: “Se alguém quer ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”. A lição tem como ponto de referência a própria ação do Mestre: “Ele assumiu a condição de servo... humilhou-se e foi obediente até a morte e morte de cruz!”

Em seguida, aparece uma criança no centro do grupo. É o próprio Jesus quem a coloca ai, abraçando-a. Criança é sinônimo de pessoa necessitada e dependente. Jesus a coloca como centro de atenção dos discípulos. E, para ela, tem um gesto de carinho e acolhida: o abraço.

Com esse gesto, Jesus está mostrando o que é ser seu discípulo, o que significa ser o maior dentro da comunidade: maior é aquele que acolhe os carentes, marginalizados, oprimidos, injustiçados e por eles se interessa, dedicando-lhes tempo e vida. E acolher essa gente é acolher Jesus e o Pai, que o enviou.

Jesus é o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno, até dar sua vida.

Ser discípulo dele é acolhê-lo como o Messias servidor que enfrenta a morte para comunicar vida para todos. Mas o caminho do discípulo não termina ai. Há de passar, também ele, pelo serviço até o fim, até a cruz, pois a missão do Mestre se prolonga nas ações da comunidade cristã.

Jesus é o Messias servidor e este trecho do evangelho de Marcos cabe bem nesse tempo nosso de eleição, para lembrar aos políticos que ter autoridade implica em ser serviçal para com os irmãos.

 
 
xm732