Colunas
 
O dom da água viva
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

Para o povo da Bíblia, o poço é o símbolo da Lei, das instituições judaicas e da sabedoria. Em Jo 4, 5-42, Jesus recorda um arranjo social que não satisfaz aos anseios do povo por liberdade e vida. Sentando sobre o poço, Jesus se dá a conhecer como fonte da qual a humanidade inteira bebe. À partir de agora, não se deve mais beber água da Lei ou das instituições, porque foram superadas pela fonte de água viva, que é Jesus.

Uma mulher sem nome se aproxima, ao meio-dia, para buscar água. Ela não tem nome porque é a própria humanidade que está procurando, no sufoco do calor, algo que sacie de uma vez por todas sua sede.

Jesus sente que é próprio de todo ser humano: sede. E pede de beber. Com isso, está começando a quebrar o preconceito racial. Judeus e samaritanos se detestavam mutuamente. Os judeus mais radicais haviam decretado o estado permanente de impureza das mulheres samaritanas. Pedir que essa mulher lhe dê de beber parece ser um ato insano por parte de Jesus. Mas Ele está acabando com a pretensa superioridade dos judeus e dos homens sobre as mulheres. Dar água é a mesma coisa que acolher, dar hospedagem.

Jesus está com sede, mas quem acaba pedindo água é a mulher, pois Ele tem água capaz de saciar para sempre a sede de todos: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está dizendo a você: Dê-me de beber, você é que lhe pediria, e ele lhe daria água viva... Aquele que beber da água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede”. Jesus é o presente de Deus que a humanidade precisa conhecer. Os judeus acreditavam se aproximar de Deus mediante o conhecimento e a prática da Lei. Jesus, aquele que revela o Pai, mostra-o presente nas relações de fraternidade e solidariedade.

A água que Jesus dá é o Espírito, a força que vem de dentro e jorra para a vida eterna. A mulher humanidade tem sede dessa água e por isso pede: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir mais aqui para tirar”.



 
 
xm732