Colunas
 
Festa de São Sebastião - Cruzília
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

A Paróquia de Cruzília, Terra da Santa Cruz, celebrou hoje São Sebastião com solene missa pontifical presidida pelo Exmo. Sr. Bispo da Campanha, DOM FREI DIAMANTINO PRATA DE CARVALHO, OFM, e concelebrada por vários padres da Diocese e de outras Dioceses. A Santa Missa foi às 9hs na Igreja Matriz de São Sebastião. Depois do Evangelho o Senhor Bispo Diocesano, Dom Diamantino, disse da atualidade da coragem de São Sebastião em ser arauto e anunciador do Evangelho de Cristo.

Nas adversidades e contratempos da vida de São Sebastião queremos buscar a sua coragem, a sua fé e a sua determinação para enfrentar o sofrimento e a dor dos nossos irmãos de Alagoa, Aiuruoca, Carvalhos, Serranos e Seritinga, cidades vizinhas de nossa Diocese que foram assolados pelas chuvas e pelas enchentes torrenciais das ultimas duas semanas.

Famílias inteiras perderam casas, pertences e os comércios, particularmente de Carvalhos, foram assolados. Estas cidades clamam por solidariedade e pelas virtudes evangélicas. Por isso o Senhor Bispo da Campanha exortou os fiéis a cuidarem do ecosistema, da ecologia, dos rios e das nascentes, e que os fiéis possam sentir a necessidade de mudar a tonica das construções nos leitos dos rios.

Ao final da celebração Dom Diamantino enviou em missão para Bragança do Pará, dois estagiários, alunos que terminaram o curso de Teologia e esperam a ordenação: Tiago, filho de Cruzília e Taquinho, filho de Carvalhos que ficarão em Bragança do Pará até depois da páscoa.

Encerrando a celebração a imagem do Padroeiro, São Sebastião, foi retirada de seu trono e houve uma carreata pelas principais ruas da cidade. Dom Diamantino ressaltou a dedicação de Padre Ednaldo como grande e zeloso pároco da cidade.

O pároco local, Padre Ednaldo Barbosa, encerra a sua 10a. e ultima festa à frente desta paróquia que ele transformou. Dia 31 tomará posse como pároco de Cruzília o Padre Dehon Vicente e dia 01 Padre Ednaldo assume como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, em Três Pontas.

Que São Sebastião abençoe a todos os seus devotos, particularmente os que lavoram a terra, e nos protega a todos contra a peste, a fome e a guerra!



 
 
xm732