Colunas
 
Congresso Eucarístico Nacional de Brasília
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

O Congresso Eucarístico Nacional(CEN) contará com um Simpósio de Bioética, que tratará da defesa da vida, abordando temas desde a concepção até a morte natural, não deixando de tocar na família e na importância da dignidade humana. Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a Vida. Os assuntos abordados são necessários não só para a comunidade cristã como para a sociedade civil como um todo.

O XVI CEN será para todos e cada um de nós um novo Pentecostes, harmônico e integrado que irá se solidificar em nosso interior o precioso dom da unidade.

Na solenidade de Corpus Christi de 2009, no dia 11 de junho último, o Senhor Arcebispo de Brasília, Dom João Braz Aviz, declarou aberto o Ano Eucarístico Arquidiocesano, um ano em preparação ao XVI Congresso Eucarístico Nacional. Naquele dia, a Comissão de Comunicação deste Congresso apresentou o primeiro vídeo elaborado para divulgar esse grande evento para a Igreja em nosso país. E ali, na esplanada dos Ministérios, os assistentes suplicaram ao Espírito Santo que fortalecesse todas as pessoas envolvidas no testemunho da fé eucarística.

O XVI CEN é uma obra do Espírito Santo. Todos participam. As famílias cristãs colocaram à disposição da Comissão de Hospedagem e Acolhida quase 2.000 leitos em seus lares e mais 3.500 aposentos em casas de retiro e institutos, para abrigar os peregrinos que elevarão ao céu um novo canto de Ação de Graças ao Cristo Eucarístico, vivo e ressuscitado.

A Comissão de Liturgia preparou, com esmero, os textos litúrgicos de todas as celebrações. Podemos vislumbrar, com os olhos da fé, a certeza de uma grande expressão do vento impetuoso de Pentecostes. Estabeleceu-se um concurso de redação promovido pela Comissão de Educação e Cultura, com o objetivo de despertar e aprofundar nos estudantes a fé e a piedade eucarística e que conta com mais de mil inscritos. Haverá também espaço para crianças, jovens e excluídos.

Tudo isto só será possível porque o sopro do Espírito Santo levou os representantes de Cristo a conservar e transmitir a fé católica.

O vocábulo Eucaristia significa Ação de Graças. Jesus Cristo é nossa ação de graças. A vida redentora de Jesus é uma incessante ação de graças ao Pai, principalmente seu sacrifício na Cruz, no qual se consagra ao Pai para santificar os seus (cf.Jo 17,19)

Um Congresso Eucarístico visa reviver mais intensamente e com maior amplitude, atingindo mais pessoas, a presença, a mensagem e a doação integral de Cristo a favor da salvação da humanidade.

O mundo – e, para nós especialmente, o Brasil – passa por sérias situações em que parece que os homens e as mulheres se esqueceram de como somos amados por Deus e de como precisamos amá-Lo e a nossos irmãos. Precisamos resgatar a piedade cristã, a paz e o amor em nossa sociedade tão materialista e tão insensível, para que ela seja igualitária, justa, sem violência, uma sociedade nos moldes que Deus projetou para todos.

 É mesmo a Providência divina, o sopro de Deus, o vento benfazejo do Espírito Santo que fez com que se organizasse este XVI CEN.

Fica conosco Senhor! Sabemos que Ele estará presente em todas as realizações do CEN, coroando de êxito a Igreja Particular de Brasília e toda a Igreja Católica no Brasil. Sabemos também que a reunião de todos os esforços para a realização de evento trará uma colheita grandiosa de frutos que mudarão nossa pátria, a fim de que possamos construir um país melhor e, por extensão, um mundo melhor e mais humano.



 
 
xm732