Colunas
 
Qual é a missão do Batizado?
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

Batizar significa "imergir" na água. Quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como "criatura nova". É chamado também de "banho de regeneração e renovação de Espírito Santo" e de "iluminação" porque o batizado se torna "filho da luz".

O Batismo é o sacramento da fé, que não é isolada, isto é, cada batizado só pode crer dentro da Igreja.

Quando a criança nasce e é registrada no cartório, ela se torna um cidadão do país em que nasceu. Sem a certidão de nascimento, ela não pode estudar, trabalhar, ter uma vida legalizada.

O Batismo nos torna cidadãos do céu, mas não um cidadão isolado. Se somos batizados, fazemos parte da Igreja, que é o corpo místico de Cristo. Através do Batismo, portanto, nós nos tornamos filhos de Deus e somos obrigados a professar diante dos homens a fé que, pela Igreja, recebemos de Deus e a participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus.

Assim como o cidadão civil têm direitos e deveres, o batizado, cidadão do céu, também os tem.

O Batismo sela o cristão com um sinal espiritual indelével ("character") de sua pertença a Cristo. O selo batismal capacita e compromete os cristãos a servirem a Deus, na liturgia de Igreja e a exercerem seu sacerdócio pelo testemunho de vida.

A criança nasce, aprende a se alimentar, aprende a se sentar, depois engatinhar, falar. Com o tempo, o aprendizado, o cuidado dos pais, aquele cidadãozinho vai se fazendo.

Assim também acontece na pessoa que é batizada. A fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e madura, mas um começo que deve desenvolver-se. Em todo batizado, a fé deve crescer após o Batismo. É por isto que a Igreja celebra, a cada ano, na vigília pascal, a renovação das promessas do Batismo. Este é a fonte da vida nova em Cristo, fonte esta da qual brota toda vida cristã.

Então, qual seria a missão do batizado?

Pelas reflexões anteriores, sabemos que a batizado irá crescendo na fé. Assim como a criança vai aprendendo a andar até que não precisa de ajuda e se firma em suas pernas e anda com seus próprios pés, assim também o batizado vai desenvolvendo a sua fé, que deve ser sempre crescente.

Não aprendemos a andar sozinhos, alguém nos ensina e nos ajuda. É por isto que o Batismo remete o cristão à Igreja, que é onde ele vai fazer crescer a sua fé.

Então ele se torna discípulo-missionário de Jesus Cristo e a sua missão, portanto, é continuar o anúncio de Reino que Cristo começou entre nós. A missão do batizado é a mesma missão com que Jesus enviou os apóstolos a todas as gentes: "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura".



 
 
xm732