Colunas
 
A igreja reza pelas monjas
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

Neste sábado, memória da Apresentação de Nossa Senhora (no Templo de Jerusalém), celebramos a Jornada Mundial, PRO ORANTIBUS, tal efeméride, completa seu jubileu de ouro neste dia, pois exatamente em 1959 o Papa Beato João XXIII instituiu essa celebração, querendo que através da oração e da oferta recordar todas as monjas que, escondidas em Deus, se oferecem cotidianamente a Ele, por intemédio da oração, do trabalho e do sacrifício que são feitos pela Igreja e por toda a humanidade, a quem continuamente estão unidas.

Nossa centenária Diocese da Campanha possui dois Mosteiros de Monjas, um de espiritualidade Carmelitana (Carmelo de São José em Três Pontas) e outro de espiritualidade beneditina (Mosteiro de Maria Mãe do Cristo em Caxambu). Eles são como dois faróis que iluminam nossa terra; fazendo fecunda com a oração, toda a evangelização empreendida pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, pelo Clero, pelos religiosos e religiosas e pelos leigos e leigas que compõem todo o Povo Deus.

O Santo Padre Bento XVI, já recordou-nos neste dia: “Possam os mosteiros ser sempre cada vez mais oásis de vida ascética, onde se percebe o fascínio da união esponsal com Cristo e onde a opção pelo Absoluto de Deus se encontra envolvida por um clima constante de oração e de contemplação”, essa vida não é, de modo algum, alheia ao mundo, mas intercede por ele, para que descubra a sua verdadeira vocação, por isso conclui o Papa: o “essencial” da vida cristã consiste em “procurar Cristo e nada antepor ao seu amor”, pelo que “o monaquismo pode constituir para todas as formas de vida religiosa e de consagração uma memória do que é essencial e tem o primado em toda e qualquer vida batismal”.

Neste dia, portanto, rezemos por nossas monjas, busquemos visitá-las, façamos uma oferta, compremos os seus trabalhos manuais, feitos sempre com muito esmero.

Para quem não conhece ainda aqui estão os endereços delas:

Carmelo São José – Rua Amazonas, 40 – Santa Inês – Três Pontas carmelo@cpminas.com.br 3265-4300

Mosteiro de Maria Mãe do Cristo – Estrada da Volta Grande, s/n Caxambu –
mosteirocaxambu@estancia.com.br 3342-1010



 
 
xm732