Colunas
 
O Rosário
Por: Padre Wagner Augusto Portugal
 
Leia os outros artigos
 

O rosário é uma oração bíblica que conjuga a simplicidade da repetição de orações em contemplação aos mistérios da vida de Jesus e de Maria.

Para celebrar os 25 anos de seu pontificado, em 16 de outubro de 2002, o Beato João Paulo II publicou a Carta Apostólica ROSARIUM VIRGINIS MARIAE, afirmando que esta oração tem Cristo como centro e possui um grande significado para o Terceiro Milênio: “destinada a produzir frutos de santidade”. Ele ainda declara que essa oração nos leva a um caminho espiritual e nos impulsiona, pelo Espírito, a “fazer-se ao largo” para “gritar” Cristo ao mundo como senhor e salvador, caminho, verdade e vida.

Nesta carta apostólica, o papa faz um acréscimo na contemplação dos mistérios do rosário, propondo os Mistérios da Luz, que exaltam alguns aspectos da vida pública de Jesus, verdadeira luz do mundo.

No segundo quarto do Rosário contemplamos os cinco Mistérios Luminosos, que contemplam a revelação do Reino de Deus já personificado em Jesus:
1o- Batismo de Jesus no Jordão;
2o- Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná;
3o- Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;
4o- Transfiguração de Jesus;
5o- Instituição da Eucaristia.

A recitação do rosário reúne grupos e famílias e também é uma oração individual, que acompanha a pessoa onde ela está. A contemplação dos seus mistérios nos impele a fixar os olhos em Cristo e também nos faz o apelo de sermos construtores da paz do mundo.

Por meio do rosário, o povo cristão frequenta a escola de Maria para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor, segundo as palavras do papa.

Seria bom e agradável a Deus que todas as famílias fizessem o hábito diário de rezar o rosário ou, pelo menos os cinco mistérios dos vinte que hoje compõem o rosário, particularmente neste mês de maio, em que relembrando a Virgem Maria rezamos pela Igreja, pelas nossas famílias e pela nossa santificação. O Rosário é uma oração simples, mas muito poderosa, porque nos coloca na intimidade de Maria e do Seu Amado Filho Jesus.



 
 
xm732