Colunas
 
Domingo de Páscoa
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
www.bispado.org.br
 
Leia os outros artigos
 

É a festa maior para todos os cristãos. Faz com que seus corações sejam inundados pela certeza de que a morte foi vencida pela vida, tornando novas todas as coisas. A cruz torna-se sinal de vitória, devolvendo aos desanimados a condição concreta de esperança e de realização da vida plena em Deus.

A Páscoa é a celebração do Cristo ressuscitado, o maior motivo e o fundamento da fé cristã. Os gestos concretos dos cristãos deixam de ser apenas fatos humanitários. Agora são elevados a um nível de compromisso cristão, que dão sentido verdadeiro de vida.

O concreto mesmo da Páscoa é o comprometimento com um novo mundo, de forma totalmente nova, e de resgate da vida digna para todas as pessoas. Com isto começa um novo tempo, uma nova criação que nasce da ação criadora de Jesus Cristo ressuscitado.

Como ressuscitados com Cristo, os cristãos devem fazer o bem, resgatando todos os oprimidos de suas condições desumanas, sendo testemunhas concretas da possibilidade deu uma vida com mais dignidade e marcada pela esperança.

A Páscoa é uma proposta libertadora, que desafia todas as práticas destruidoras da vida, que não levam em conta as coisas que são do alto. Ela exige despojamento do homem velho, isto é, de tudo aquilo que dificulta a condição de ser humano e cristão.

O tempo é de vitória sobre todo tipo de opressão e tortura causadas pelo sistema econômico que cria submissão injusta. Sistema que ocasiona morte prematura de tantos sofredores e indefesos. Vitória do poder do bem sobre as forças modernas do mal.

O cristão ressuscitado tem a esperança contra todas as esperanças, com capacidade para recriar os valores da vida. Ele luta por uma causa proposta pelo Cristo ressuscitado. É a causa do Reino de Deus como ambiente de vida mais digna.

O Reino proposto é aquele que aniquila todas as manifestações precoces de morte. Ele é destinado especialmente aos pobres e marginalizados com alcance universal, superando todas as barreiras que limitam, destroem e mutilam a vida.

 
 
xm732