Colunas
 
Ação de liberdade
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
www.bispado.org.br
 
Leia os outros artigos
 

Não basta fazer, mas fazer com liberdade. Sendo diferente, alguma ação de monopólio acontece. Não é atuação do Espírito de Deus e sim de alguma arbitrariedade que não faz bem alguém. Por esse caminho passam os excluídos e pequenos.

A comunidade pode experimentar atitudes que não condizem com o ideal da liberdade. Assim são as invejas, as ambições, a intolerância e os escândalos. A falta de autenticidade acaba sobreestimando uns em detrimento de outro.

O seguinte de Jesus Cristo exclui todo tipo de servidão que prejudica a adesão livre aos seus projetos. É um caminho de serenidade e organização rumo à perfeição. Não exclui os problemas inerentes aos fatos cotidianos.

Os critérios de Deus são de liberdade com responsabilidade. Eles iluminam as pessoas e as tornam sábias diante do mundo que as rodeiam. Não convivem com a injustiça, a ganância, o acúmulo deixando muitos na miséria.

Diante do clamor por liberdade, Deus escuta e desce para libertar, pois Ele é Deus dos pobres e oprimidos, tidos como seus eleitos e instrumentos de sua ação salvadora. É a Palavra de Deus que nos faz abrir o coração e a mente para isto.

É interessante sentir que Deus não tem limites e nem fronteiras. Não está preso a determinada situação, ou instituição e nem a tal religião. O seu Espírito age onde quer e no coração de quem está de portas abertas e é sensível a Ele.

Tenhamos mentalidade aberta, porque a Palavra nos interpela para a liberdade e ao dialogo, fazendo acontecer a vida. Por isto, a nossa ação deve ser contra a fome, as doenças, o aquecimento global, a crise econômica mundial etc.

Entendemos que uma ação de liberdade acontece no contexto da unidade na diversidade. Não devemos fazer separados o que podemos fazer unidos. Devemos investir numa postura de autenticidade, especialmente diante do pecado da injustiça e da ganância.

Falar de liberdade é dizer de vida digna para todos. Mas sentimos um crescimento das desigualdades sociais e econômicas. Cresce o desenvolvimento econômico ao lado do aumento do número de povos no mundo.



 
 
xm732