Colunas
 
O sinal de vitória
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
www.bispado.org.br
 
Leia os outros artigos
 

Na corrida pela conquista de uma vida com dignidade, as pessoas traçam as suas próprias histórias, uns vencendo com facilidade, outros experimentando a vida bem mais sacrificada, e outros não conseguem nem levantar voo. Estas últimas são aquelas, ou que morrem cedo, ou que vivem sempre na marginalização total.

Há muitas pessoas que são verdadeiros sinais de vitória, de vencedoras na vida e servem de estímulos para os outros. Isto acontece no trabalho, nos estudos, nos negócios, na vida religiosa etc. Não importa o tipo de caminho em que conseguem vencer, desde que não seja com desonestidade, com injustiça, mas numa vitória que traz dignidade.

Na bíblia temos o exemplo de Maria, a Mãe de Jesus, que foi capaz de enfrentar o caminho de uma vida marcada por sofrimentos, mas sempre disse sim e assumiu as consequências daí provindas. Até no pé da cruz do filho, ali estava. Ela teve uma trajetória de doação e de prestação de serviço, levando consigo o Filho de Deus.

Quem vence é glorificado pelo mundo e por Deus. Assim aconteceu com Maria e com todos que procuraram ser autênticos e fiéis na vida humana. Acontece com aqueles que fazem nascer Jesus Cristo na história e na vida das pessoas, combatendo as forças do mal e divulgando aquilo que constrói o bem de todos.

É muito importante a atitude de disponibilidade para a acolhida do outro e o encontro fraterno com ele. É uma ação de humanidade e de ação cristã, que revela a presença de Deus na vida e uma força de comunhão entre as pessoas. Isto acontece no apóia mútuo, na atenção, na escuta e no serviço que mutuamente prestamos.

Deus realiza maravilhas na vida de todos aqueles que se abrem para o serviço ao irmão numa dimensão de fé, mesmo que isto lhes custe a vida. O sofrimento robustece as forças de doação e dá coragem para agir. Assim acontece na vida de Maria e ela faz uma prece de agradecimento pelas maravilhas que realizou.



 
 
xm732