Colunas
 
As ovelhas sem pastor
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
www.bispado.org.br
 
Leia os outros artigos
 

O domingo é um dia especial na vida de todas as pessoas. É dia de festa, de solenidades, de alegria benfazeja e de descanso. Ele tem uma grande força irradiante de energia de comunhão, de convivência, de revigorar as forças das pessoas e de motivar a esperança. Todo esse calor humano deve ser imbuído de atitudes de justiça e de uma paz positiva, com valores que estimulam à vivência de uma vida feliz.

Na realidade cotidiana, marcada por tantas situações, até inesperadas, não podemos perder de vista o rumo, vivendo como pessoas perdidas no mundo, como ovelhas sem pastor, sem referências e de visão muito reduzida, fechada em si mesma. O encanto deve ser recuperado na partilha fraterna do domingo, chamado "Dia do Senhor", encontrando, na oportunidade, as referências para o bem viver e a capacidade para uma vida saudável.

Para o cristão, mesmo numa cultura marcadamente individualista, ele deve buscar a força que estimula sua caminhada diária na convivência comunitária, na oração e na escuta atenta da Palavra de Deus. Isto tradicionalmente vem acontecendo no domingo, mesmo com sua perda de sentido nos últimos tempos. Aí está a referência maior para o seu ser e a sua dignidade. É um reabastecimento espiritual e físico adquirido no clima espiritual deste Dia do Senhor.

A confiança depositada na Palavra de Deus, que acontece também no diálogo, na convivência fraterna e amiga, na partilha familiar, é capaz de tirar todo medo e angústia próprios dos novos tempos, que são geradores de stress e depressão, atingindo uma grande porcentagem das pessoas. A raiz de tudo isto está no "Senhor que é o Pastor que nos conduz", seja na tristeza ou na dificuldade, seja na felicidade e no amor.

O Bom Pastor é aquele que destrói os muros de separação entre as pessoas, que aproxima os que estão distantes e acolhe a todos, sem distinção, não deixando que haja ovelhas sem pastor. Ele cria em nós pessoas novas e estabelece a paz, proporcionando um mundo diferente e possível.



 
 
xm732