Colunas
 
A fonte da missão
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
www.bispado.org.br
 
Leia os outros artigos
 

Todas as pessoas são chamadas à vida, à experiência da convivência e de relacionamentos fraternos. Elas são construtoras dos frutos da criação. O mundo está em suas mãos e ele deve ser trabalhado com todo carinho. Isto tem uma dimensão de espiritualidade muito grande, fundamentada na Palavra de Deus como fonte orientadora.

A Bíblia mostra Jesus como "o filho do carpinteiro", o construtor de peças que são necessárias para a realização da vida das pessoas. É o cumprimento de uma missão, entendido como vocação, como chamado para esse tipo de trabalho. Não falamos que Cristo tenha sido carpinteiro, mas lutou para que todos tivessem vida com dignidade e pudessem se beneficiar dos bens da criação.

A vocação, como fonte importante da missão, vem de Deus. Ninguém chama a si mesmo para alguma coisa. Assim aconteceu com os profetas, com os apóstolos e continua acontecendo com cada pessoa nos dias de hoje. O caminho da missão não é tão fácil. Há os desafios, as dificuldades, principalmente para aquele que faz uma opção pelo seguimento de Jesus Cristo.

Estamos no mundo dos grandes eventos, das aparências e de muitos efeitos especiais. O visual fala mais alto. A intenção é chamar a atenção das pessoas. Mas o chamado de Deus é diferente. Ele não faz alarde, barulho e nem apresenta fogos de artifício. O caminho é o da humildade e da confiança, levando a uma resposta de compromisso.

O vocacionado de Deus vive atitudes de simplicidade, sem soberba e destaque de grandeza. Ele permanece sempre fraco e frágil, porque a sua força está em Deus. É como diz Paulo: "Na fraqueza que se manifesta todo o meu poder". Por isto, a adesão ao projeto da missão tem que ser sempre renovado.

Há um caminho para a missão, que passa pelo encontro pessoal com Jesus Cristo, pela conversão, pelo discipulado e pela comunhão. Daí vem o serviço como realização da missão. Assim seremos instrumentos da ação de Deus no mundo e estaremos construindo o seu Reino de vida e de paz.



 
 
xm732