Colunas
 
O YOUCAT - presente há 1ano no mundo dos jovens!
Jerônimo Lauricio - Bacharel em Filosofia.
E-mail: jeronimolauricio@gmail.com
 
Leia os outros artigos
 

A juventude católica está em festa celebrando 1 ano em que foi presenteada pelo Santo Padrecom o YOUCAT. Exatamente há um ano muitos de nós recebíamos em nossas mochilas– no kit peregrino da JMJ em Madrid – um livro cativante. Com ele a Igreja começavaa trilhar um novo e bonito caminho para alcançar o "mundo dos jovens" em todosos sentidos.

O jovem em simesmo gosta de tudo o que de certa maneira se aproxima do seu mundo. Quandofalamos dessa proximidade, logo nos perguntamos: - E qual é o mundo do jovemhoje? Dentre tantos lugares, podemos dizer que hoje um universo em especial é odas redes e mídias sociais. A Igreja tem nos ensinado que a internet não ésimplesmente um meio para falar sobre a fé, mas, sobretudo um lugar paracomunicá-la. E um jeito bonito que elaencontrou para fazer isso foi nos presenteando com o YOUCAT porque ele trazalgumas características bem jovens e próprias do universo cibernético como: asua estrutura de perguntas e respostas, o uso de imagens, pequenas reflexões eos textos complementares.

O maior legadoque uma Jornada Mundial da Juventude pode nos deixar é o desejo de tornar onome e o Rosto de Jesus de Nazaré mais amado e conhecido. O YOUCAT que nos foidado na última JMJ veio para dar força a esse legado. Tenho percebido que desdeque fomos presenteados, a cada contato que os jovens têm com esse Catecismo se cumpreo que o Santo Padre nos diz no prefácio, de "que este livro é cativante,porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo decada um de nós". Porque nos cativou queremos que ele seja conhecido eusado por outros.

Aqui me recordoda conversa de Jesus com aquela jovem samaritana. Que maravilha, aqueleencontro de Amor. Dele nasceu um propósito, uma missão. Aconteceu ali o abraçoda tarefa com o dom ofertado. "Vinde ver um homem que me disse quem eusou. Seria Ele o Cristo?" (Jo 4, 29). Como aquela jovem, os jovens dehoje depois que conhecem o YOUCAT se sentem motivados a sair de si e ir aoencontro de outros, lhes convidando a conhecerem Àquele que é capaz deapaziguar a nossa sede: Jesus de Nazaré! E o canal desse convite tem sidoinegavelmente as redes e mídias sociais, como o próprio Santo Padre nossugeriu.

Neste sentidoé fascinante a resposta frutuosa que tem sido dada por nossos jovens.Realmente, o desejo do Santo Padre de partilhamos na internet tem sido cada vezmais crescente em nosso meio. Por meio dela cada um tem buscado participar e seenvolver. Essa resposta tem se tornado de fato uma rede de interação e diálogosobre a nossa fé. E o bonito é perceber queessa semeadura no campo virtual, não tem sido infértil, ao contrário, possoatestar que realmente os frutos gerados têm sido a formação de grupos de estudoem paróquias, comunidades, escolas, universidades, nos diversos ambientes esegmentos jovens, revelando desta forma que realmente os "jovens não são tão superficiaiscomo se diz deles. Eles querem saber o que é realmente a vida", comoconcluiu o nosso Papa Bento XVI.

Seu irmão,
Jerônimo Lauricio
Colaborador do Projeto Catecismo Jovem



 
 
xm732