Colunas
 
Início do Ano Litúrgico
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

O Ano Litúrgico começa com o advento, que significa "preparação para a chegada". No dia 01 de dezembro de 2013, primeiro domingo do advento, inicia-se um novo Ano Litúrgico, seguindo o evangelho de Mateus (Ano A).

Nossa vida cotidiana é uma eterna correria e, de repente, nos damos conta de que adquirimos muita experiência, porém estamos mais velhos e cansados. Visto dessa forma, o tempo parece nos aprisionar e condenar a um destino fatal.

A perspectiva bíblica sobre o tempo é bem outra. A encarnação de Jesus inaugurou o tempo novo da graça e da salvação.

O Reino já está presente neste mundo e será pleno na eternidade. Assim, o momento atual é o tempo e o lugar para usufruirmos a vida nova na força do Espírito Santo e alcançarmos a salvação definitiva.

Eis que o nosso tempo se transforma numa esperançosa história de salvação que revela o amor e a misericórdia de nosso Deus providente. Há somente um pré-requisito para fazer parte desta história: "convertei-vos e crede na Boa-Nova". Este chamado acompanhará o cristão durante toda a sua vida.

Hoje, entre nós, se manifesta a graça, assim como Jesus afirmou na sinagoga de Nazaré, quando proclamou o profeta Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista".
Ao final da leitura, solenemente afirmou: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura".

O Ano Litúrgico é um contínuo "hoje", pois a salvação é sempre atual e está a nossa mão.

O Espírito Santo atualiza, por seu poder transformador, o mistério de Cristo.

O Ano Litúrgico, celebrado pela Igreja, quer nos colocar eficazmente em contato com a salvação oferecida gratuitamente pelo Senhor. Ao celebrar os eventos protagonizados por Cristo, a Igreja faz memória deles e torna-nos contemporâneos. O Ano Litúrgico comemora o próprio Cristo, em movimento no tempo e no espaço a continuar sua obra salvífica.

A celebração destes acontecimentos reproduz em nós a vida e a imagem do Filho de Deus, para que cada vez mais possamos ser transformados no mistério que celebramos. Cada mistério da vida de Cristo implica diretamente em nossa vida e em nosso destino final de filhos de Deus.

Possa cada um de nós acompanhar, com vontade, com amor, com humildade, os passos de Jesus, através do Ano Litúrgico que em breve se iniciará.

 
 
xm732