Colunas
 
Dia das Mães
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

Celebramos, hoje, o Dia das Mães.

Minha homenagem às mães colaboradoras na Pró-Saúde.

Na antiguidade, durante a mitologia da antiga Grécia, já homenageavam a mãe dos deuses, denominada Rhea.

No século XVII, na Inglaterra, o quarto domingo da Quaresma era reservado e destinado a comemorar o Dia das Mães inglesas operárias.
Nos Estados Unidos, em 1872, também havia uma celebração especial para as mães. Mas em 1905, Anna Javis, com suas companheiras enfermeiras, quis prestar uma homenagem à sua mãe, no aniversário de sua morte, dia 9 de maio. E assim foi celebrando nos anos seguintes. Em 1914, tal celebração se tornou oficial.

No Brasil, a celebração do Dia das Mães aconteceu pela primeira vez em 12 de maio de 1918, organizada em Porto Alegre, pela Associação Cristã dos Moços.

Em 1932, o presidente da República, Getúlio Vargas, oficializou a data e escolheu o segundo domingo de maio para a sua celebração, por ser o dia mais próximo do dia 9.

Em 1947, dom Jaime de Barros Câmera, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, adotou também a celebração religiosa do Dia das Mães, homenageando junto às mães falecidas, Maria, a Mãe de Jesus, e fixando a celebração neste mesmo dia por ser o mês de maio dedicado aos louvores a ela.

Com o tempo, a ideologia de uma sociedade consumista foi crescendo e assim foram acrescentadas as homenagens a todas as mães, vivas ou falecidas.

Aproveito a oportunidade para também prestar nossa homenagem a todas as mães, colaboradoras da Pró-Saúde. A vocês, prezadas mães, a nossa homenagem pelo fato de terem assumido esta importante grandeza de ser mãe, seja na maternidade no plano biológico, seja no plano espiritual. A todas as mães me uno neste dia, beijando suas mãos e agradecendo o que fizeram, fazem e farão em favor de seus filhos. Junto com eles, a nossa homenagem, o nosso agradecimento: pelo seu exemplo, pela sua paciência, pelos seus cuidados vigilantes, pela sua força no sustento de suas fraquezas. Somos-lhes gratos pelas suas orações, suas palavras de ânimo, seu amor incansável, sua constante ternura.

Que Deus, Criador e Pai, por seu Filho Jesus, pelo Espírito Santo, gerado e sob a proteção de sua Mãe, Maria, abençoe a todas as mães que tomaram conhecimento desta mensagem e peço a todos os filhos, que supliquem a este mesmo Deus, Uno e Trino, as graças e as bênçãos necessárias para suas mães vivas e o descanso eterno para as falecidas.

Feliz Dia das mães
Clique na imagem para ver e salvar o cartão do Dia das Mães

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
Presidente da Pró-Saúde

 
 
xm732