Colunas
 
Ambição é um elogio ou insulto?
Por: Claudio Silva Borges
Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz e Comunidade de vivência igreja São José do Tabor.
São Paulo - SP
 
Leia os outros artigos
 

Posso falar que todo ser humano tem dentro de si uma pequena dose de ambição, querer conquistar algo. Mas o que não posso afirmar é que tendo esta determinada ambição o leva a esquecer de demais prioridades em sua existência. E o que às vezes acontece.

Pergunto a você, ambição é um elogio ou insulto?

Pelo que consegui pesquisar esta palavra ambição tem a raiz da palavra ambiente não por acaso. As duas vem de “ambire”, que significa “mover-se livremente”. Traduzindo literalmente e principalmente, se usada corretamente, a palavra ambição significa criar seu próprio caminho na vida.

Mas cuidado ambição tem seu lado cruel, pode ser uma neurose obsessiva, ganância exagerada ou também o desejo de subir na vida pisando no outro. Imagine uma pessoa em alto grau de ambição, se torna até arrogante.

A ambição em suaves moderações é tolerante, por que uma pessoa ambiciosa assume riscos, preferem a tristeza da derrota do que a vergonha de não ter lutado. Embora todos não consigam o que querem muitos deles (delas) conseguem bem mais do que conseguiriam se ficassem acomodados.

Irmão e irmã de fé valorizem acima de tudo o que tens de mais valioso em sua vida, e herdamos de Deus: “ O amor e a valorização da vida que em abundância nos foi dada”. O resto é lucro!

Vejam este texto, retrata um pouco de ambição e principalmente a ganância:

“Havia um homem rico, cuja terra produzira muito. E ele se perguntava: ‘Que vou eu fazer? Pois não tenho onde ajuntar minha colheita? ’ Depois opinou: ‘Eis o que farei: vou demolir os meus celeiros, o meu trigo e meus bens’. E direi a mim mesmo: ‘Eis que possuis quantidade de bens em reserva para longos anos; descansa, come, bebe e te banqueteia´. Mas Deus disse: ‘Insensato, esta noite mesmo a tua vida será reclamada e o que tu preparaste, que é o que o terá?’ Eis o que acontece a quem reúne um tesouro para si mesmo, em vez de se enriquecer junto a Deus”. Lucas 12, 16-21

E lhes disse: “Cuidado! Guardai-vos de toda ganância. Não é pelo fato de um homem ser rico que ele tem a vida garantida pelos seus bens”. Lucas 12, 15

“Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões”. Emil Zatopek



 
 
xm732