Colunas
 
Bem-aventurados.
Por: Claudio Silva Borges
Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz e Comunidade de vivência igreja São José do Tabor.
São Paulo - SP
 
Leia os outros artigos
 

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

Em um mundo que adora o poder, quem quer ser manso? Que coisa! O reino do Senhor nos propõe, podem ler as bem-aventuranças e verás que diz totalmente o inverso.

Os pobres de Espírito terão o reino dos céus, os que choram serão consolados, os que têm fome e sede justiça serão saciados.

É amado e amada o poder neste mundo tornou-se e valor supremo, o único, reconhecido universalmente, “Todos os tipos de poder, militar, político, econômico, industrial, o da tecnologia, os das massas, os dos desejos sexuais, os da juventude, o da força muscular, os dos recordes contados em centésimo de segundo, o do dinheiro e o das riquezas”: como disse Paul Tournier.

Por que ser manso? Ser manso parece ser sinônimo de fraqueza, isto na mente de muitos. A palavra manso significa, “gentil, humilde, atencioso, cortês”, sendo assim, exercerá o autocontrole. Pensando-se que manso é ser fraco, que se deixa levar pelos outros, a fazer o que quiser. Estão totalmente enganados, ser manso exige sim, muita força e força fora do comum.

Como esperar “herdar a terra”, sendo manso? Neste mundo os agressivos e poderosos frequentemente pisoteiam os mansos, tirando tudo o que eles têm.

Mansidão, portanto se torna uma boa qualidade dos membros eleitos do reino de Deus. E quando Cristo retornar em sua glória para estabelecer o seu reino de amor, e, diga-se de passagem, um reino de valores invertidos.

Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia; bem-aventurados os puros de coração, porque serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, deles é o reino dos céus.

Em qual das bem-aventuranças você em sua vida cristã está caminhando? Não me diga, que é a do poder neste mundo! Então, oremos para que o Senhor nos ajude a inverter esta situação, porque talvez não houvesse entendido corretamente as bem-aventuranças.

Saúde e paz com amor sempre no Senhor.



 
 
xm732