Colunas
 
Pensamentos (parte 1)
Por: Adriano José Gonçalves
Paróquia Santuário de São Judas Tadeu
Sete Lagoas - Minas Gerais
E-mail: sharingamn@gmail.com
 
Leia os outros artigos
 

Você já se perguntou qual o poder do seu pensamento? Já percebeu como o que você pensa se reflete no que você é? Ou notou como o que você pensa influencia tudo ao seu redor? Será que você tem consciência real sobre o que anda pensando, e sobre como isto afeta a você e ao meio onde você vive?

Estas perguntas parecem meio estranhas, não é? Os pensamentos são coisas tão corriqueiras hoje em dia, que nem nos damos conta direito sobre o que pensamos. Afinal, nem faz diferença mesmo… Não é assim que geralmente se pensa?

Será mesmo? Realmente não fará diferença indagar sobre o que andamos pensando? Bom, paremos de perguntar e vamos raciocinar. Primeiramente, até que ponto os pensamentos são importantes?

Pensar é uma atividade natural ao ser humano. Tudo que fazemos envolve pensamentos. Querer, sentir, agir, dormir, ler, falar. Todos atos humanos envolvem pensamentos prévios ou subsequentes. Nosso cérebro não pára. Não assombra o ser humano ter sido definido tantas vezes como “ser que pensa”. Então nossos pensamentos são sumamente importantes. Mas até que ponto?

Eis outra questão. Até que ponto devemos estar atentos ao que pensamos? Eu diria que o máximo possível. O que você pensa reflete quem você é. Um pensamento não é um evento fechado. Ele se expande pelo corpo. Por todo o corpo. E vai também além dele.

O que eu penso se manifesta nos meus gestos, no meu jeito, no meu estado, nas minhas atitudes. Meus pensamentos concentram uma espécie de energia. Pensamento é energia. O tipo de pensamento determina o tipo de energia. Pensamento positivo, energia positiva. Pensamento negativo, energia negativa.

Você nunca reparou aquelas fases em que as coisas estão ruins, e simplesmente vão piorando cada vez mais? E aquelas fases em que tudo o que você faz acaba dando certo? Pois é, isto acontece. São fases, é o que as pessoas dizem. Será mesmo? Você entrou numa situação boa ou má? Ou sua condição interior atraiu elementos parecidos com o que você está passando e sentindo?

O que eu estou dizendo talvez pareça muito estranho, mas tem muita lógica. Minha mensagem é que o que você pensa é bem mais importante do que você pode imaginar. Nossos pensamentos direcionam para onde seremos guiados. São a vela que guia a embarcação da nossa vida pelos mares da existência. Viver bem é ser o capitão desta embarcação, e tomar a direção.

E para isto temos de ordenar os nossos pensamentos e estar ciente de até onde eles podem nos conduzir. Muitos problemas conseguimos por pensar errado. E muitas conquistas decorrem de formas criativas de pensar.

O pensamento é um elemento muito poderoso do nosso cotidiano. Pode nos lançar no mundo ou nos tirar dele. Pode nos levar às pessoas, ou nos afundar na mais profunda solidão. Pode nos conduzir até DEUS, ou nos lançar para bem distante DELE. Pode nos trancar na finitude, ou nos impulsionar rumo ao infinito. Tudo isto e muito mais está contido no que singelamente pensamos no nosso dia a dia.

Vamos refletir sobre o que se passa neste reino interior. E ver o que talvez encontraremos dentro dele. Vale a pena pensar. Fica aqui  convite.

 



 
 
xm732